Coluna

Seja firme: educar sobre dinheiro exige consistência

Ensinar sobre o valor do dinheiro exige que você também siga as regras - (Foto: iStock)
(Foto: iStock)

Publicado em 21/12/2023, às 16h36 - Atualizado às 16h36 por Patricia Broggi


Escrevo esta coluna sobre como ensinar o valor do dinheiro aos filhos há alguns anos. Não sou economista. Nem sei investir meu dinheiro em bolsa ou aplicações. Sou do tipo cauteloso e sem graça nos meus investimentos.

Fui escolhida para falar a respeito pelo meu pão-durismo, porque sempre fiz orçamento, criei metas, aprendi a viver (e bem) com o dinheiro que tinha disponível no momento. Tive ocasiões de apertar o cinto e outras de bonança. Mas sempre soube qual era a minha possibilidade.

Ensinar sobre o valor do dinheiro é por vezes ir contra o instinto mimador dos pais (Foto: iStock)

Quando virei mãe, me mantive assim e fui muito consistente com meus filhos a respeito desse assunto. Nesse tempo de colunista (tenho até um livro sobre o tema) muitas pessoas me pedem dicas. Perguntam como eu fiz e sempre pedem quase que uma receita de quais são as atitudes mais importantes a tomar na educação financeira dos filhos.

Quando começo a explicar é uma cara de espanto e de questionamento. ‘Como faço isso? Como?’. A receita existe, claro, mas o ingrediente mais importante é o comprometimento dos pais nesse plano. E falei no plural, porque os dois precisam estar juntos nessa. É muito fácil e tentador sabotar essa receita.

Outro dia, em uma festa, uma mãe me questionava como controlar um cartão sem limite que o filho tem. A primeira pergunta que me fiz foi: ‘Quem dá cartão sem limite a um filho?’. O único jeito seria tirar o cartão ou colocar um limite, é óbvio. Mas como??? Aí eu falo sobre mesada. Estipular um valor para os filhos gastarem. Ensiná-los a administrar esse dinheiro, fazendo escolhas e se planejando...

E a cara de espanto permanece. A verdade é que a minha única resposta é uma pergunta: ‘você quer mesmo ensinar o valor do dinheiro para seus filhos? Quer que aprendam a viver com o que têm disponível. Que saibam economizar. E que tenham uma vida financeira estável?’.

Se a resposta for sinceramente sim, saiba de uma coisa. Vai ser um trabalhão. Você vai ter que ser firme. Vai ter que dizer não. Vai ter que frustrar o seu filho. E vai ter que ser consistente. E deixar ele ficar sem dinheiro. Não ir a um programa com os amigos porque é caro. Não ter a roupa que todas as meninas têm porque o orçamento não permite.

Vai ter que basicamente segurar esse instinto mimador que nasce com as mães e pais, que querem dar tudo para seu príncipe encantado. Ah, mas você não quer que eles sofram? Acho que podem sofrer muito mais no futuro, se não aprenderem a viver (e bem) com o que têm à disposição. Meu marido e eu fomos firmes com os meninos, eles ficaram em casa algumas vezes porque o programa não era para o orçamento deles, mas hoje são homens (26 e 24 anos) e independentes. Deu certo!


Leia também

Wanessa vive na mansão da mãe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo mora em mansão luxuosa da mãe após separação e 'problemas financeiros'

Nasceu! Leticia Cazarré dá à luz sexto filho com Juliano Cazarré - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceu! Leticia Cazarré dá à luz sexto filho com Juliano Cazarré

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende - Freepik/freepic.diller

Bebês

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Juliano Cazarré - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Juliano Cazarré celebra chegada do sexto filho e mostra rosto do recém-nascido

O sobrinho de Ricky Martin alegava que os dois haviam tido um relacionamento - reprodução / Instagram @ricky_martin

Família

Ricky Martin surpreende ao mostrar como está o filho hoje em dia: "Lindo igual ao pai"

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!