Colunas / Minha vida nada Down

Gratidão

lorena-filha-da-ivelise

Publicado em 06/02/2017, às 06h35 por Ivelise Giarolla


lorena-filha-da-ivelise

Exatos quatro anos atrás essa mãe que vos fala internou na maternidade para ganhar Lorena. A pequena já havia “sacudido muito o pedaço” desde que anunciou que nasceria com um cromossomo a mais, o 21, ou seja, com Síndrome de Down. Fui muito tensa para a sala de parto, pois não tinha a menor noção de como seriam nossas vidas após aquele nascimento. Mas, a felicidade de ter chegado o momento de recebê-la não tinha fim. Família toda vibrando, equipe médica e de enfermagem nota 10 e Lorena nasceu maravilhosamente bem.

Há exatos quatro anos vi minha vida ter outro rumo. Terapias, médicos, compromissos, leituras, discussões científicas, tudo e mais um pouco para dar condições da pequena ter um bom desenvolvimento. Muitas vezes pensei que não iria aguentar. Cansaço físico e mental de cuidar das minhas duas filhas, trabalhar, administrar lar, ser esposa, etc por muitas vezes é devastador. Porém, coloco a vida na quinta marcha, não olho para trás e vamos seguindo.

E esse último ano foi esplendoroso. A pequena deu um salto enorme. Muitos atrasos do desenvolvimento ficaram no passado. Desfraldou com facilidade, evoluiu muito no quesito motor, manteve-se com boa saúde sem apresentar intercorrências, “soltou a língua” falando muitas palavras e pequenas frases tímidas, passou a apresentar brincadeiras mais elaboradas, acompanhou a escola regular em que estuda com muitos elogios no relatório final, ganhou muita autonomia, entre tantas outras conquistas, o que deixou essa mãe muito agradecida, imensamente feliz e orgulhosa.

Mas, uma coisa extremamente importante aconteceu nesse ano: aprendi a viver com Lorena como ela é e entendi, finalmente, que ela não é igual a sua irmã. Parei de sofrer tentando avaliar suas dificuldades. Consigo agora ter em paz mental, olhar para minha filha e não valorizar as diferenças. Não que me negue a vê-las, pelo contrário, vejo tudo. Somente agora vivo e entendo minhas filhas exatamente como elas são: pessoas. Aprendi que a felicidade não se resume na ausência de adversidades e sim na capacidade de lidar com as situações. Creio que, por essas razões, eu posso dizer que as maiores conquistas foram minhas. Aprender com as dificuldades que há quatro anos achei que não iria suportar, me fez uma pessoa imensamente melhor. Sou muito grata às essas dificuldades, pois elas me ensinaram a tolerância, o auto-controle, a perseverança e outras qualidades que, em circunstâncias favoráveis, eu jamais conheceria.

Filha amada, feliz aniversário! Obrigada por tudo que tem feito por mim. Te amo até o infinito. Que sua vida seja recheada de felicidades e conquistas! Estarei sempre ao teu lado.

Beijos carinhosos da mamãe.

Leia também: 

Voa passarinho, voa

Miró que se prepare

O legado das Paralimpíadas


Palavras-chave

Leia também

Reprodução/Instagram

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Reprodução/Instagram

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Reprodução/Instagram

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Foto: Reprodução/ Globo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Sua família pode morar na mansão da Madonna… por R$120 milhões - Reprodução Instagram

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’