Publicado em 18/05/2023, às 07h18 por Cecilia Troiano
Quer ver mães ou pais realizados é quando percebem o quanto o filho está evoluindo, se desenvolvendo, tornando-se autônomo. Quando isso acontece, o pensamento imediatamente evoca emoções de satisfação, vitória e orgulho. É resultado de que a maternidade/paternidade está dando certo. Filho que se desenvolve de forma adequada é fruto de mães e de pais que estão desempenhando bem seus papéis. Isso vale para mães e pais dos que têm meses ou daqueles que até já saíram de casa. O sentimento de orgulho e satisfação é o mesmo. Ele apenas vai se consolidando mais com o passar dos anos.
Pois é, como mães e pais, somos muito bons em reconhecer o desenvolvimento dos nossos filhos, mas poucas vezes olhamos para nós mesmos sob essa mesma lente. Nessas horas, lembro com nitidez uma situação que vivi com a Beatriz, minha filha que à época tinha 14 anos. Neste dia acho que tivemos alguma pequena briga e ela com sabedoria me fala: “Tudo bem, mãe, é a primeira vez que você é mãe de adolescente”. Uau, nesse exato segundo parece que tive um estalo e me vi exatamente como ela me descrevia, uma aprendiz de mãe de adolescente, alguém que está na tentativa e erro, buscando o ponto ideal, aprendendo com os acertos e também com os deslizes. Assim como nossos filhos, nós também vamos aprendendo todos os dias. Vamos criando nosso modelo de maternidade e paternidade.
É simples assim. Nossos filhos crescem e nós também evoluímos, vamos ganhando mais autonomia. Hoje, com filhos maiores, olho para trás e vejo como fui ganhando “corpo” como mãe, mesmo com as inseguranças que ainda me pegam de vez em quando, me sinto muito “evoluída” como mãe, mas sabendo que haverá ainda muitas primeiras vezes em minha vida. E que maravilha saber disso! É ter a certeza de que ser pai ou mãe é sempre um projeto em desenvolvimento. Há sempre algo a ser lapidado, revivido, aprendido. Para alguns, isso pode ser fonte de angústia, o saber que nunca estaremos prontos. Mas, olhando o copo meio cheio, e essa sou eu, é saber que há sempre espaço para evoluir, conhecer coisas novas e se descobrir.
Outra razão para estarmos sempre em desenvolvimento é porque nossos filhos também estão, graças a Deus! Somos como uma engrenagem, um vai crescendo e puxando o outro. A outra forma obrigatória de desenvolvimento, além da evolução dos filhos, é quando temos mais de uma criança. O que servia para um não serve para o outro e, novamente, somos forçados a buscar novas formas de se relacionar com cada filho. É mais uma chance de irmos nos adaptando e nos desenvolvendo nesse papel.
Que bom que vivemos esse processo, que bom saber que pais também evoluem e que bom imaginar que possamos viver isso o máximo possível. Como cantava Gonzaguinha, ”Eu fico com a pureza da resposta das crianças / É a vida! É bonita e é bonita. / Viver e não ter a vergonha de ser feliz / Cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz”.
Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Mavie faz 1 mês de vida! 👶
Bruna Biancardi comemora 1º mês da filha e não cita Neymar: "Que seja só o começo"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil