Boa Notícia

Chega de óculos? Cientistas desenvolvem colírio que pode curar a miopia

Em fase de testes, a solução poderá ser usada para corrigir condição

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

matoculos_452541521

Boa notícia para quem tem miopia e não aguenta mais usar óculos ou lentes de contato! Uma equipe de pesquisadores israelenses anunciou uma solução que pode ser eficaz no tratamento e cura da miopia: um colírio chamado Nanodrops.

Segundo os oftalmologistas e cientistas do Centro Médico Shaare Zedek e da Universidade Bar-llan, em Jerusalém, o colírio foi testado com eficácia em porcos, conseguiu apresentar melhorias em relação à miopia, curando córneas danificadas, e outras condições que afetam a visão, como hipermetropia, por exemplo.

A invenção também pode ajudar quem usa óculos multifocais. Para isso, os pacientes usariam um aplicativo em smartphones para medir a refração dos olhos, que forneceria dados sobre o ajuste que precisa ser feito. Dessa forma, um laboratório iria criar um padrão de laser para ser posicionado na superfície da córnea, que depois receberia o tratamento com o colírio.

Ainda em fase de testes, o colírio poderá ser usado para corrigir a condição se comprovada sua eficácia em humanos. De acordo com o Dr. David Samadja, em entrevista ao The Jerusalem Post,  os testes em humanos devem ser realizados até o final do ano e poderão significar uma verdadeira revolução no tratamento de problemas de vista.

Leia também:

20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão

Brincar ao ar livre reduz miopia em crianças

10 sinais de que seu filho precisa usar óculos