Boa Notícia

Mais um avanço! União Europeia pode banir pesticidas que representam ameaça às abelhas

Após analisar mais de 1500 pesquisas, autoridade Europeia concluiu que produtos são um risco ao meio ambiente

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

abelhanovooooooooooooo

Foto: istock

Pensar em um futuro melhor para o mundo, no que diz respeito ao meio ambiente, significa repensar as ações tomadas no dia a dia. A União Europeia dá sinais que está fazendo isso.

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) avaliou mais de 1500 pesquisas e concluiu que três pesticidas – imidacloprid, clothianidina e tiametoxam – representam um risco para as abelhas, que desempenham um papel crucial na polinização em todo o mundo.

A UE já proibiu os pesticidas em culturas florestais em 2013. Mas, agora, novo estudo indica que a proibição existente é insuficiente. Isso porque a utilização dos produtos químicos em qualquer ambiente externo pode ameaçar as abelhas.

Em comunicado, José Tarazona, chefe da unidade de pesticidas da EFSA, declarou: “A disponibilidade de tantos dados, assim como a orientação, nos possibilitou chegar a conclusões muito detalhadas. Existe uma variabilidade nas conclusões devido a fatores como as espécies de abelhas, a utilização do pesticida e a exposição. Alguns riscos baixos foram identificados, mas, em geral, o risco para os três tipos de abelhas que avaliamos é confirmado”.

Leia também:

Meio ambiente para todos

Dicas do que fazer com as crianças para famílias que gostam de natureza

Reciclagem em casa: a família toda pode ajudar