Publicado em 13/11/2023, às 15h35 por Amanda Pio, Estagiária | Filha de Idalina e José Luiz
Quando chegam as férias escolares, muitos pais ficam preocupados em como conciliar as tarefas diárias com a diversão dos filhos. Esse momento tão aguardado pelas crianças pode parecer estressante para os adultos, mas o período de recesso é essencial para o desenvolvimento dos estudantes.
Muitas vezes pensamos que apenas os trabalhadores precisam descansar, mas a verdade é que as crianças também lidam com situações de estresse e ansiedade no dia a dia e por isso, precisam desse tempo tanto quanto os adultos. Um estudo feito pela Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP) mostrou que as férias beneficia o desenvolvimento social, cognitivo e emocional da criança.
Os momentos de lazer também são extremamente importantes para o autoconhecimento das crianças e para criar memórias afetivas. Pequenas mudanças na rotina como acordar mais tarde e brincar no horário que estaria na escola, alivia a tensão dos estudantes, que voltam para a escola mais dispostos para absorver novos conteúdo e cheios de histórias para compartilhar com os amigos.
Quando falamos a palavra "férias" muitas pessoas pensam em viagens, principalmente durante o verão. Explorar um novo lugar com a família é uma ótima forma de fortalecer as relações, mas essa não é a única maneira. Quem não pega a estrada, pode visitar parques próximos, fazer um piquenique no final de semana, conhecer lugares novos e pesquisar a programação cultural da cidade.
Os responsáveis também podem se aproximar dos filhos dentro da própria casa, dedicando seu tempo para atividades e brincadeiras. Ler um livro, pintar um quadro juntos ou fazer uma receita de bolo com a ajuda das crianças são ótimas opções para se reeconectar com elas, longe da correria da rotina.
Quando o adulto brinca com a criança está fazendo muito mais do que apenas distraí-la. Brincar traz diversos benefícios, melhora o desenvolvimento cogntivo, estimula a criatividade e ajuda nos relacionamentos sociais. A Pais&Filhos e a Ri Happy defendem que brincar é coisa séria, além de ser um direito da criança garantido por lei. Neste caso, o recesso de verão é a oportunidade de descobrir novas brincadeiras e até mesmo pegar os brinquedos antigos que estão guardados e explorar novas formas de se divertir com eles, pode ser até ao ar livre.
Para aproveitar esse momento tão especial, é preciso que os responsáveis realmente se dediquem durante as brincadeiras, embarquem nas ideias das crianças e usem toda criatividade para entender o mundo da imaginação. Assim, é possível viajar sem sair de casa.
Através dessa troca conseguimos descobrir muita coisa sobre o próprio filho, inclusive perceber eles aplicando os conhecimentos adquiridos na escola durante as atividades. Depois de tantas lembranças boas, com certeza as crianças voltarão para escola cheios de energia e preparados para aprender.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Luto
Influenciadora digital morre aos 19 anos por conta de transplante no fígado
Criança
Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"