Brincar é coisa séria

“O desafio é brincar com os avós”: veja tudo que rolou durante o evento na Ri Happy!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&FIlhos ao lado de Pat Camargo e Patrícia Marinho do Tempo Junto - Divulgação
Divulgação
Ri Happy

Publicado em 01/08/2023, às 13h25 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Na última sexta-feira, dia 28 de julho, a Pais&Filhos e Ri Happy se uniram para um evento que uniu avós, pais e netos em uma manhã cheia de brincadeiras. O evento aconteceu no escritório da marca, em São Paulo, e começou com um bate-papo transmitido ao vivo nas redes sociais, chamado “O desafio é brincar com os avós”. Ele contou com a mediação da editora-executiva da Pais&Filhos, Andressa Simonini, que levou a avó Silvia, e a Patrícia Marinho, e Pat Camargo, ambas do Tempo Junto!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&FIlhos ao lado de Pat Camargo e Patrícia Marinho do Tempo Junto (Foto: Divulgação)

A conversa começou com dados super interessantes sobre os avós, apresentados por Andressa:

  • Netos que são criados ou convivem bastante com os avós crescem mais felizes (Fonte: Estudo da Universidade de Oxford coordenado por Ann Buchannan, 2008)
  • 82% dos avós dão apoio emocional aos netos durante a criação (Fonte: “Envelhecer com novidade: A influência dos avós na geração Alpha”, feita pelo C. Lab, laboratório interno de pesquisa da Nestlé Brasil, e em parceria com a Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente, 2020)
  • 8 em cada 10 avós se sentem rejuvenescidos ao passar tempo com os netos (Fonte: Booking.com, 2020)
As famílias aproveitaram o bate-papo antes de seguirem para as brincadeiras (Foto: Divulgação)

Durante o bate-papo, Patrícia Marinho contou o quanto a relação com os avós são benéficas para as crianças, e até mesmo atua como uma rede de apoio para os pais: “É uma liberdade poder contar com os avós, eles já têm experiência com as crianças”. Já Pat Camargo falou sobre o encantamento da brincadeira, e o quanto ela reflete as crianças: “Brincar com o seu filho é importante, mas assistir ele brincando é tanto quanto”.

Rir e brincar é só começar!

Depois da conversa, chegou a hora das brincadeiras! O aquecimento para os desafios foi o Jogo da estátua de argila. Para brincar é fácil: Uma pessoa escolhe mais duas crianças e um adulto para serem os escultores. Também escolhe o tema da escultura a partir de três sugestões: Circo / Fazendinha / Cozinha. O grupo terá 1 minuto para “esculpir” os demais e formar uma cena que ilustre o tema escolhido. Em seguida, chegou a hora dos desafios:

O Tempo Junto preparou uma atividade de aquecimento das brincadeiras (Foto: Divulgação)
  • Desafio do tapete

Material: Um tecido grande, que caibam todas as pessoas. Pode ser o tecido do jogo Twister ou um tapete. Todos jogam juntos, numa grande equipe. Começam com todos sobre o tapete. O desafio é desvirar o tapete, sem que ninguém pise fora dele.

O primeiro jogo foi o Desafio do tapete (Foto: Divulgação)
  • Desafio do equilibrista

Material: um triângulo desenhado ou marcado de alguma forma no chão. A base do triângulo deve ter 2 metros. A altura do triângulo deve ter de 5 a 8 metros. Todos começam na ponta do triângulo. Em duplas, eles devem percorrer toda a linha do triângulo, sem pisar fora e mantendo contato um com o outro, durante todo o trajeto, até chegar na base do triângulo. Se houver crianças abaixo de 5 anos, é possível fazer um trio.

As famílias fizeram de tudo para ganhar o desafio do equilibrista! (Foto: Divulgação)
  • Desafio do Quebra-cabeça silencioso

Material: dois quebra-cabeças iguais com peças entre 15 e 48 peças. (quanto mais peças, mais longa a brincadeira). A equipe toda é dividida em 2. Os dois quebra-cabeças são embaralhados e as peças distribuídas entre as duas equipes em quantidades iguais. O desafio é montar os dois quebra-cabeças. Cada equipe precisa montar o seu para que todos vençam. Regra específica deste desafio: é proibido falar. É proibido pedir uma peça para a outra equipe.

Todo mundo se ajudou no Desafio do Quebra-Cabeça (Foto: Divulgação)

Para encerrar o dia com chave de ouro, Pat Camargo parabenizou todas as famílias presentes por terem se jogado na brincadeira. Criança pode e deve brincar, mas os adultos não precisam perder toda essa magia quando crescem. Muito mais do que acompanhar as crianças, os pais e avós devem se permitir reviver tudo isso. Pat deixou uma lição valiosa: “Não tenha vergonha de brincar, se soltar e se divertir!”.


Leia também

Carol falou nas redes sobre a decisão do filho - Reprodução/ Instagram @carol_nakamura

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada - Reprodução Instagram

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Anderson Leonardo morre e filha faz desabafo nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades” - Reprodução/Instagram

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”