Criança

4 dicas para você ensinar seu filho a andar de bicicleta

Com calma e preparo tudo dá certo!

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Seu filho está crescendo, indo atrás de novas aventuras e agora quer aprender a andar de bicicleta? Normal! A gente sabe que você está morrendo de medo dele se machucar, mas calma, a gente te ajuda! Separamos 4 dicas para preparar seu filho para esse novo aprendizado:

1 Tenha certeza de que ele está pronto

Mesmo que seu filho peça para levá-lo sem as rodinhas, é importante avaliar se ele pode se virar com duas rodas. Preste atenção em como ele realiza outras atividades, como ginástica ou skate, para ter uma noção de seu equilíbrio e força. Seu filho também deve ser maduro o suficiente para entender as regras do tráfego.

2 Escolha um bom espaço

Encontre uma área aberta e tranquila para seu filho praticar. Se você está nervoso em deixar a criança andar na calçada, procure por um parque longe dos carros e outras coisas que podem bloquear o caminho.

3 Siga o passo a passo 

Seu filho deve ser capaz de colocar os pés no chão quando estiver sentado no banco da bicicleta e certifique-se de que ele sabe como usar os freios. Para incentivá-lo a andar, fique ao lado dele e coloque uma mão em suas costas e a outra no guidão para ajudá-lo a dirigir.  Tente resistir e não segure a parte de trás do assento da bicicleta – isso pode dificultar o equilíbrio do seu filho e até mesmo ferir você no processo.  À medida que ele desenvolve habilidade de equilíbrio e controle, solte-o, mas fique perto caso ele precise da sua ajuda novamente.

4 Mantenha aulas curtas 

A sessão de aprendizagem inicial do seu filho não deve ultrapassar uma hora. Além disso, se seu filho tiver um dia frustrante mas ainda parece ansioso para aprender, tente novamente. Se ele não progredir, faça uma pausa por algumas semanas ou por um mês e depois tente.

Leia também:

Vai andar de bicicleta com seu filho? Confira lista de equipamentos que a gente amou!

Vídeo de garoto caindo da bicicleta dá uma lição de amor

Bicicleta sem rodinha: saiba qual é a hora de aprender e como ajudar

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não