7 regras de ouro para seu filho começar a usar o penico
Saiba qual é a hora certa e veja como deixar este momento mais tranquilo
Se seu filho está lutando para usar o banheiro, ou é porque ele está cheio de cocô, ou é muito novo para isso, ou ambas as coisas. A maioria dos problemas que as crianças enfrentam neste momento é evitável. Estas 7 regras de treinamento para o peniquinho podem ser úteis para este momento.
Quer ajudar seu filho a evitar constipação, xixi na cama e outros acidentes? Certifique-se de que:
- O cocô geralmente é mole – antes do treinamento começar
Uma criança que faz cocô em pelotas está constipada e o treino do banheiro para ela é um esforço perdido. Antes de você considerar começar a considerar o desfralde, tenha certeza de que as fezes estão sem forma, como uma pasta. Praticamente todas as crianças que têm medo do banheiro estão constipadas ou sentem dor.
- Ele não enfrenta prazos, pressão ou expectativas
As crianças não precisam de adultos para treiná-las a ir ao banheiro. Eles precisam de pais cuidadosos, comunicativos e sintonizados para apoiar e facilitar o processo de aprendizagem do vaso sanitário, que é individual para cada criança.
- Tem em torno de 3 anos – e não menos do que 2!
Pesquisas apontam que crianças treinadas para o banheiro antes de dois anos tem o triplo de risco de desenvolver problemas de urina durante o dia do que aquelas com dois e três anos. Isso não significa que existe uma janela mágica entre dois e três anos. É que as crianças com menos de dois anos têm mais riscos de desenvolverem problemas. Em geral, a maioria das crianças menores de três anos ainda não desenvolveu a capacidade de responder aos seus corpos para fazer xixi e cocô de maneira criteriosa, por isso muitos acabam segurando.
- Faz cocô com os pés em um banco alto
Os seres humanos foram projetados para agachar enquanto estão fazendo cocô. Ficar de cócoras endireita a curva natural do reto, permitindo ao cocô sair facilmente, sem fazer esforço. Quando um adulto senta na posição vertical no vaso sanitário, fazer cocô é mais difícil do que precisa ser, mas quando uma criança senta na posição vertical, com as pernas balançando, é muito mais difícil!
- Continua fazendo cocô mais “pastoso” diariamente
Se, enquanto está aprendendo a usar o banheiro, o cocô do seu filho volta a sair em bolinhas ou pedaços muito grandes, corte o treinamento e trate a constipação. Não retome o treinamento até que o cocô volte a ficar pastoso. Sim, isso significa que você precisa olhar a cada vez que seu filho faz cocô. E também prestar atenção na frequência das fezes. Se a frequência diminui, seu filho está provavelmente constipado.
- Faz xixi de poucas em poucas horas
Talvez você tenha ouvido que segurar o xixi é bom e que ajuda a fortalecer a bexiga para que eles possam armazenar mais urina e evitar acidentes. Falso! Fazer xixi regularmente é o que faz com que a bexiga se desenvolva de maneira saudável. Segurar faz com que a bexiga fique irritada e tenha menos capacidade de armazenar. Se você perceber que seu filho está segurando, explique que ele deve ir ao banheiro.
- Se alimenta com “comida de verdade”, especialmente verduras e frutas
Crianças que aprendem a usar o banheiro são propensas à constipação. Comer bolachas, cachorro quente, nuggets de frango, e outros alimentos altamente processados só vai piorar a situação. E se o seu filho está travando uma guerra contra os vegetais? Leia: Dicas para as crianças comerem direito.