Criança

8 maneiras de deixar a comida mais bonita

Imagem 8 maneiras de deixar a comida mais bonita

Publicado em 25/03/2015, às 18h39 - Atualizado em 23/02/2021, às 15h54 por Redação Pais&Filhos


Nem sempre é fácil fazer com que as crianças comam verduras e legumes nas refeições. Uma maneira simples de deixar o prato mais atraente é fazendo desenhos com a comida, como o rosto de um palhaço, uma carinha feliz e até mesmo um cenário, como uma fazendinha. Veja outras ideias e capriche aí na sua casa!

1. Alimentos coloridos facilitam

Na hora de preparar os pratos, priorize as comidas com cores fortes. Beterrabas, cenouras e brócolis, por exemplo, chamam a atenção.

2. Cozinhe a vapor

Muitos alimentos podem ser servidos crus (e ficam até mais saudáveis e gostosos). No caso dos cozidos, aí vai a dica: quando o alimentos são cozidos a vapor, ao invés de em água, a cor tende a ficar mais viva e mais atrativa. Na água eles perdem a pigmentação e ficam esbranquiçados.

3. Concentre esforços

As crianças têm uma tendência natural a gostar, por exemplo, de batata. Então para alimentos desse tipo, assim como arroz e feijão, não é necessário passar tanto tempo incrementando. Use sua criatividade para aquilo que seu filho não gosta. E lembre-se: às vezes é preciso oferecer o mesmo alimento cerca de 12 vezes para que a criança comece a gostar. Torta de brócolis, arroz de brócolis, purê de brócolis… E por aí vai, o importante é não desistir nas primeiras tentativas!

4. Inspire-se nos formatos

Cortar os alimentos de formas diferentes pode te ajudar no preparo. Como por exemplo ralar a cenoura ao invés de deixá-la inteira, já que fica com uma aparência mais atrativa. A carambola tem um formato que, quando fatiada, parece uma estrela. Use artifícios desse tipo para estimular seus filhos a experimentarem novos sabores.

5. Não use corantes

Eles não são recomendados por nutricionistas. Procure utilizar a coloração natural dos alimentos e nada de pintar o nabo de azul para despertar a vontade de comer. O arroz pode ficar amarelado com a simples ajuda da cenoura!

6. Programe-se

Depois que você começar a usar a criatividade na hora das refeições, seu filho vai ficar empolgado e vai criar uma expectativa em relação a “o que será que tem hoje?”. Por isso, também estabeleça regras. Se você não tem como criar algo diferente todos os dias, estabeleça um dia da semana para o prato especial ou faça algo diferente somente em uma refeição ao dia.

7. Divirta-se também

Depois de alguns dias de prática, vai ficar mais fácil criar usando os alimentos. Busque inovar e criar novas imagens com alimentos diferentes. Dá pra fazer muita coisa usando legumes e verduras, mesmo aqueles que não estamos tão acostumados. Temperos podem ajudar também: açafrão e páprica, por exemplo, são bem coloridos e dão um toque especial ao prato. Mas não exagere, porque o gosto é forte e vocês podem estranhar.

8. Conte com a ajuda das crianças

Elas têm uma imaginação fértil e podem ver um cenário que vai além do brócolis fazendo papel de árvore. Quando elas participam do processo, tem a tendência maior de querer comer depois. E vamos combinar que é muito mais útil e divertido ter seu filho ao lado na cozinha enquanto você prepara o jantar do que deixá-lo vendo TV só esperando a comida ficar pronta…

Consultoria: Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha, filha de Aduir e Maria.


Palavras-chave
Alimentação

Leia também

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Virginia conta planos para chá revelação do terceiro filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Virginia dá detalhes do chá revelação do 3º filho: "Diferente dos outros"

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício conta projeto profissional: "Sai do meu bolso" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Ele cresceu! 🥰

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família

Isis Valverde completa 37 anos de vida e fala sobre sentimento - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Marcus Buaiz comemora aniversário de Isis Valverde com foto de todos os filhos juntos

Namorada de Duda Nagle comenta sobre relacionamento - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Nova namorada de Duda Nagle fala sobre relação com Zoe

Ela só queria que o filho se sentisse parte da família (Foto: Reprodução/Facebook

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Menina participa em competição com cabelo inspirado em refrigerante - Reprodução/ Twitter

Criança

Mãe viraliza ao fazer na filha um penteado inspirado em um refrigerante; veja o vídeo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!