Publicado em 04/10/2015, às 21h11 - Atualizado em 15/10/2015, às 06h17 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice
Para algumas crianças, é só falarmos em brincadeira que elas já correm para pegar o brinquedo favorito. É normal que nossos filhos associem a brincadeira a algum objeto lúdico, como carrinhos, bonecas ou até mesmo jogos eletrônicos. Mas é muito importante que eles saibam brincar sem ter brinquedos por perto.
Rejayne Nardy é fotógrafa e mãe de Maria Eduarda e Maria Teresa. Ela registrou algumas brincadeiras que fazia durante sua infância através de suas lentes, brincadeiras que usavam alguns objetos comuns e dependia muito mais da imaginação e da disposição das crianças. “Lembro de brincadeira. Muitas! Não me lembro de tantos brinquedos assim”, escreve Rejayne em seu site. A lista de brincadeiras com certeza era maior do que a lista de brinquedos.
Por isso, a fotógrafa resolveu registrar por meio de suas lentes suas filhas e os amigos delas brincando de brincadeiras à moda antiga, uma tarde de brincadeiras sem brinquedos “A criançada se divertiu. Em alguns momentos se entregou completamente. Em outros, a turma ficou surpresa e assustada com o que estava acontecendo”, conta Rejayne. Veja as fotos e as brincadeiras registradas:
Dança da Laranja
É só colocar uma música e as crianças precisam dançar em pares, pressionando uma laranja na testa sem deixar cair no chão e sem colocar as mãos na fruta. A dupla que não deixar a laranja cair, ganha a brincadeira.
Cabra-cega
Algumas pessoas conhecem também como “cobra-cega”. Uma das crianças é vendada e as outras ficam ao redor fazendo barulhos. Se alguma criança for pega, passa a ser a cabra-cega. Essa brincadeira é muito divertida, mas cuidado para as crianças não brincarem em um lugar que tenha obstáculos, como móveis.
Corrida de saco
As crianças podem pegar um saco (ou mesmo fazer um, com ajuda de um adulto) e apostarem corrida de dentro deles. Elas podem até customizar os sacos para brincar.
Pular Corda
Além de ser um excelente exercício físico, as músicas para cantar enquanto pula são muitas! Se você conhece algumas, ensine para seus filhos. Dá para pular de mãos dadas, cordas duplas, entrar e sair da corda…
Queimada
As crianças se dividem em dois times. O desafio é acertar a bola em alguém do time adversário. Se alguém é “queimado”, sai do jogo. Ganha o time que conseguir “queimar” todos os membros do outro time.
Passa anel
É só pegar um anel e esconder na mão de alguém. Essa pessoa vai fingir que passa o anel para todo mundo, mas vai colocar na mão de uma pessoa só e escolher uma outra para adivinhar com quem está o anel. Se essa criança acertar, ganha a vez de passar o anel. Se não, a primeira criança continua até alguém acertar.
Cabo de guerra
As crianças se dividem em dois times e usam uma corda com uma fita amarrada no meio para puxar. Cada time puxa em uma direção, ganha o time que conseguir trazer a fita amarrada na corda para o seu lado do campo, que deve ser dividido em dois.
Morto-vivo
Um dos participantes é escolhido para dar as ordens. Enquanto isso, as outras crianças agacham e a brincadeira começa quando o comandante grita “vivo” ou “morto”. Quem não cumpre as ordens é eliminado. A rapidez e a seqüência das ordens é o mais importante para deixar a brincadeira mais divertida.
Dança da corda
Duas crianças seguram a corda na altura do peito e as outras crianças vão passando por baixo. A corda vai sendo abaixada para deixar o desafio maior e quem não conseguir passar é eliminado, até ter um vencedor.
Fotos: Rejayne Nardy
Bebês
Mãe é alvo de críticas após amamentar o filho em supermercado: “Errado em tantos níveis”
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”