Criança

Educação financeira passa a ser também obrigação da escola!

Você só vai precisar reforçar os ensinamentos em casa

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Já ouviu falar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Esse documento estabelece as referência para os currículos escolares do Brasil inteiro. Importante, né? A novidade é que agora entrou para esta grade educação financeira e também o que eles chamam de educação para o consumo, ou seja, passa a ser obrigatório a escola ensinar seu filho a lidar com o dinheiro.

A gente sabe que finanças é um tabu até dentro de casa. É difícil lidar com o dinheiro, saber economizar e aplicar para gerar mais renda. Mas imagina as crianças aprendendo isso na escola? Eles serão adultos muito mais treinados a lidar com o consumo e economia.

“Aprender a poupar dinheiro e entender que ele não é infinito, são noções básicas que toda criança deveria ter”, explica Patricia Broggi, nossa embaixadora e colunista que entende tudo sobre finanças, mãe de Luca e Thiago. Segundo a especialista, esse ponta pé inicial é muito importante, porque as famílias não costumam conversar em casa sobre finanças.

Na nova BNCC entra para sala de aula o ensino de conceitos como economia e finanças. As crianças aprenderão sobre as taxas de juros, inflação, aplicação, impostos e o uso consciente de recursos naturais, de acordo com informações do Jornal Dia a Dia.

Mais um lado positivo dessa história é que você pode ajudar seu filho a fazer a “lição de casa” na prática. Como? Leve ele ao banco com você, mostre o quanto gasta numa compra do mês e como você fez para economizar.”Você também pode negociar a mesada do mês. Peça para ao seu filho um balanço dos gastos com lanches e brinquedos, por exemplo”, aconselha Patricia. Depois é só deixar que ele decida como usar essa pequena quantia sempre lembrando do que aprendeu na escola.

Leia também:

Conheça os 8 tipos diferentes de mesadas 

4 passos para ajudar na educação financeira da garotada

1 em cada 7 crianças acha que dinheiro é uma das coisas mais importantes de suas vidas

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não