Publicado em 03/04/2019, às 11h36 - Atualizado em 20/05/2019, às 07h36 por Emily Santos, filha de Maria Teresa e Francisco
Neihana é um meninoque tinha 1 ano e 10 meses quando ficou paraplégicoapós comer um pedaço de maçã na creche. O menino engasgou com um pedaço da fruta, ficou sem respirar e teve uma parada cardíaca.
Com o acidente, Neihana sofreu paralisia cerebral e precisou ficar internado por 2 meses e, como sequela, o menino que era até então saudável, acabou ficando paraplégico, incapaz de engolir e falar.
O caso que aconteceu em maio de 2016 só foi divulgado recentemente pela médica Sarah Alexander da ONG Global Child Forum. “O menino agora tem lesão cerebral hipóxica e uma severa paralisia cerebral, ele não consegue falar, engolir e nem mover seu corpo”, explicou.
Ela usou o exemplo para alertar sobre o risoc de dar alimentos crus ou difíceis de mastigar para crianças pequenas. “Dar alimentos como um pedaço de maçã crua, pipoca, uva, entre outros, para crianças pequenas que podemengasgar facilmente, como a creche fez, não é recomendado”, contou a médica.
O menino que é de Rotorua, na Nova Zelândia, tem uma irmã gêmeae continua fazendo acompanhamento médico porque desde o acidente tem sofrido com uma série de infecções no pulmão.
A decisão da ONG de tornar público o caso de Neihana veio de um acordo da família para alertar sobre os riscos de oferecer alguns alimentos que são mais fáceis levar a criança a se engasgar, como no caso do pedaço de maçã.
Leia também:
Sempre alerta! Saiba porque você não deve tomar remédios na frente dos seus filhos
Bebê se enforca com a babá eletrônica e pais fazem alerta
Sempre alerta: menino de 5 meses morre após circuncisão feita em casa
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Criança
Menino de 2 anos se apaixona por animal peculiar e vídeo faz sucesso nas redes sociais