Publicado em 23/05/2023, às 08h10 por Giovanna Machado,
O novo julgamento do pai acusado de asfixiar a filhade 4 anos em 2015 deve ter início nesta quarta-feira, dia 24 de maio, no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. O primeiro julgamento, que resultou na condenação de Ricardo Krause Esteves Najjar a 24 anos e 10 meses de prisão em 2018, foi anulado após dois anos. O novo júri, agendado para os dias 24, 25 e 26, contará com trinta testemunhas convocadas pela Justiça.
Inicialmente, um segundo julgamento havia sido marcado para janeiro deste ano, mas foi adiado. O crime, ocorrido em dezembro de 2015, teve como cenário o bairro do Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo. A criança foi encontrada asfixiada com uma sacola plástica na cabeça, e a defesa do paialegou tratar-se de um “acidente doméstico”, onde a criança estaria brincando com a sacola.
Ricardo foi preso durante o velório da menina e permaneceu detido por um ano, sendo solto antes do julgamento por conta do “excesso de tempo de prisão temporária”. No entanto, ele foi novamente preso em março de 2017. No julgamento de 2018, Ricardo foi condenado por homicídio doloso duplamente qualificado, com a intenção de matar, além de fraude processual por supostamente alterar a cena do crime. À época, ele estava detido na Penitenciária de Tremembé, no Vale do Paraíba.
Em setembro de 2020, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou o primeiro julgamento, declarando-o nulo devido à “contradição dos quesitos dos jurados”. Os desembargadores da 12ª Câmara Criminal de São Paulo determinaram a liberdade provisória do réu, considerando que ele aguardou preso pelo julgamento e aguardaria o novo júri em liberdade.
Após diversos adiamentos ocasionados pela pandemia e solicitações da defesa, o segundo júri está agora programado para ocorrer nesta semana. A vítima, Sophia Kissajikian Cancio Najja, vivia com a mãe, mas passava alguns períodos com o pai. O crime aconteceu no apartamento de Ricardo, localizado na Zona Sul de São Paulo, onde a criança foi encontrada asfixiada com uma sacola plástica na cabeça.
Investigadores e peritos examinaram minuciosamente o apartamento, situado no primeiro andar de um prédio no Jabaquara, e não encontraram indícios de presença de terceiros no local além da menina e do pai no momento do crime, tampouco evidências de arrombamento.
Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país