Criança

Qual a importância dos exames oftalmológicos periódicos desde a primeira infância?

Cuidar da saúde ocular é fundamental - (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Miraflex

Publicado em 18/01/2024, às 14h40 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo


Exames oftalmológicos periódicos são essenciais na infância por diversas razões, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica enfatiza a importância de realizar o teste do Olhinho ao nascer, um exame completo entre 6 e 12 meses, e outro exame completo que deve ser realizado entre 3 e 5 anos de idade (3), ou anual a critério do oftalmologista.

Detectar precocemente qualquer doença ocular é crucial, pois condições não diagnosticadas ou não tratadas adequadamente podem levar a danos irreversíveis no desenvolvimento visual e na vida da criança​. A Associação Americana de Oftalmopediatria e Estrabismo recomenda a realização de uma avaliação oftalmológica no primeiro ano de vida, uma vez que a resposta ao tratamento é melhor quanto mais cedo as doenças oculares são detectadas​.

As crianças precisam cuidar também da saúde dos olhos (Foto: Divulgação)

Além disso, problemas refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo não corrigidos podem ser responsáveis por mais de 60% dos distúrbios visuais na infância e são uma das principais causas de deficiência visual em todo o mundo​​, podendo afetar o desempenho escolar e a segurança da criança​. Portanto, triagens visuais e avaliações oftalmológicas regulares na infância são uma medida preventiva vital para garantir o bem-estar e o desenvolvimento adequado das crianças.

Cuidado Visual na Infância: Uma Visão para o Futuro

A Dra. Célia Nakanami, oftalmologista pediátrica, médica consultora da EssilorLuxottica Brasil e membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, destaca a importância de cuidarmos da saúde ocular das crianças. Este cuidado se inicia antes do nascimento, pelo acompanhamento pré-natal materno que pode evitar doenças infecciosas oculares além de outros problemas decorrentes como catarata e lesões na retina, que comprometem o desenvolvimento visual, por esse motivo, é super importante o teste o do olhinho após o nascimento e as avaliações oftalmológicas regulares.

Identificar e tratar precocemente quaisquer condições oculares é fundamental e atrasos no diagnóstico podem resultar em danos ao desenvolvimento visual e cognitivo da criança. Os erros refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo, representam a maioria dos distúrbios visuais na idade escolar e, se não corrigidos, causam deficiência visual e podem afetar a capacidade de aprendizado do seu filho, mas, são facilmente corrigidos com o uso de óculos adequados.

A saúde ocular começa desde cedo (Foto: Divulgação)

Ao enfatizar a necessidade de proteção e cuidado com os olhos desde cedo, os profissionais que “cuidam desses olhinhos” contam com todos aqueles, como a Miraflex, uma marca comprometida com a saúde ocular infantil, que vem oferecer ao mercado a nova linha de armações que combinam conforto, durabilidade, segurança e estilo, projetadas exclusivamente para crianças, assegurando que problemas de visão, uma vez identificados, sejam corrigidos, proporcionando melhor qualidade de vida.

Nem sempre uma baixa visual é percebida ou os erros refrativos detectados,  por isso a triagem visual e os exames oftalmológicos são importantes, e ainda podem identificar outros problemas oculares que se não detectados a tempo, podem causar deficiência visual até irreversível como estrabismo, ambliopia e até tumores intraoculares como retinoblastoma, que é o câncer ocular infantil e pode ser fatal. A saúde visual é um pilar essencial na educação e no desenvolvimento integral das crianças, e juntos, podemos pavimentar um caminho de sucesso e bem-estar para eles.

O que devemos levar em consideração para escolher uma armação infantil?

É importante ressaltar também que existem alguns fatores importantes na hora de escolher uma armação. São eles: o conforto que a armação proporciona; escolher o tamanho que melhor se encaixe no rosto da criança; observar o campo de visão contemplado pelo aro da armação; a centralização em relação ao rosto da criança; a ponte adequada para o nariz; e por fim a haste adequada para um melhor encaixe e conforto das orelhas.

Dar liberdade para seu filho brincar é fundamental para o desenvolvimento dele (Foto: Divulgação)

Além disso, é muito importante que as armações sejam seguras. É importante que os óculos não possuam partes pequenas que possam ser retiradas. Também é necessária uma certa flexibilidade e resistência, pois os óculos serão submetidos ao uso por uma criança que não tem o mesmo cuidado que um adulto. Pensando nesse consumidor, a marca de armações Miraflex é 100% desenvolvida e criada para atender essa necessidade, oferecendo uma linha flexível e segura que atende esses requisitos.


Leia também

Viih Tube e Eliezer - (Foto: Reprodução/O Globo)

Família

Viih Tube e Eliezer se mudam para mansão de R$ 8,5 milhões; veja detalhes dos cômodos luxuosos

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira falam sobre filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo conta que parcela compras no cartão e confessa dívidas: "Em 10 vezes"

Filha de Flávia Alessandra está grávida? - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Filha de Flávia Alessandra surpreende em foto de aniversário: "Tá grávida?"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Virginia mostra mochila que filha escolheu para escola - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Virginia compra mochila de quase R$ 1 mil para filha de 2 anos levar para escola

Mãe faz penteado maluco insipirado no trolls - Reprodução/ Instagram

Criança

Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!