Criança

Sim, seu filho vai mentir para você. Aprenda como lidar quando chegar a hora

Na primeira infância a prática não tem haver com caráter

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

É inevitável, uma hora seu filho vai começar a mentir para você. E, acredite ou não, isso começa cedo! “As crianças entram no mundo da mentira por volta dos 2 e 3 anos de idade”, explica a educadora Camila Queres, formada em letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do canal CriaMinha. Mas existe explicação, nessa fase a mentiras vêm para substituir aquilo que elas não conseguem lembrar ou por uma falha de interpretação. Por exemplo, você pergunta sobre como foi o dia e elas inventam uma história para contar algo que não se lembram ou não compreendem direito.

Camila contou pra gente que nesse exemplo a mentira faz parte do faz de conta, “é uma narrativa inventada, fantasiosa, que coloca seu filho em destaque”. A educadora também deu cinco dicas para você enxergar essa fase de uma outra forma:

1. Não se preocupe tanto

“Calma. A mentira nesse período do desenvolvimento da criança não está associada a uma questão de caráter”, acalma Camila. Segundo a especialista, isso não significa que seu filho será um mentiroso para todo o sempre. Na primeira infância a mentira é algo natural. Deixe para discutir questões morais e éticas mais tarde, caso o hábito continue.

2. Não dê tanta importância

Quanto mais você coloca a prática em destaque, mais seu filho consegue o que quer: atenção de uma maneira negativa. “Também não comente a situação perto da criança, porque ela percebe”, comenta Camila.

3. Regras e consequências

Aplique consequências relacionadas diretamente a situação da mentira. Exemplo: “Não foi você que sujou a parede? Mas você vai me ajudar a limpar mesmo assim”; “não foi você que bateu no seu irmão? Mas você vai pedir desculpa mesmo assim”. A ideia é que seu filho entenda que mentira sempre tem consequência.

4. Reforce os comportamentos positivos

“Elogie sempre que seu filho usar da verdade, for honesto e contar exatamente o que aconteceu”, aconselha Camila.

Leia também:

Pais revelam quais as 25 pequenas mentiras que contam para os filhos

4 mentiras que contamos para nossos filhos e que influenciam a personalidade deles

7 mentiras que contamos a nós mesmas antes de ter filhos

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não