8 resoluções que as mães felizes seguem! Você sabe quais são?
Saiba quais frases você poderia adotar para uma vida melhor
Alguns mantras vão fazer você se sentir ainda melhor com você mesma e com seu dia a dia. Veja quais são, respire fundo e adote-os para sua vida:
1. Não encanar com a perfeição
“Vou aceitar o fato de que eu não sou perfeita”
Você pode chorar, você pode perder a paciência e sim, você até pode adiantar o relógio uma hora só para as crianças irem uma hora mais cedo para cama e você ter um tempo só seu. As crianças não precisam que você seja perfeita, o que elas necessitam são limites razoáveis, muitos beijos, abraços e uma mãe feliz.
Leia também
Vem aí o Seminário Internacional Mãe Também é Gente
Conheça os palestrantes do Seminário Mãe Também é Gente
Inscreva-se para o Seminário Internacional Mãe Também é Gente
2. Ter hábitos saudáveis
“Vou cuidar do meu corpo”
Quando foi a última vez que você colocou suas necessidades em primeiro lugar? Mesmo que você tenha de se forçar a isso, tire 30 minutos do seu dia, alguns dias por semana, para praticar exercícios. Isso melhora seu humor e seu sistema imunológico. Uma simples caminhada pelo bairro e uma dieta balanceada já ajudam.
3. Encontrar tempo para brincar
“Vou sentar no chão e brincar com meu filho todos os dias”
Crianças precisam de tempo frequente cara a cara com os adultos. Pode ser difícil se envolver no mundo de fantasias deles, especialmente quando você está ocupada ou cansada, mas é essencial. Porque brincar é a maneira que seu filho tem de se expressar. Mesmo que inventar não seja o seu forte, siga a imaginação dele.
4. Aceitar a realidade da maternidade
“Vou aprender a amar o caos”
A vida em família é cheia de coisas inesperadas e dá muito trabalho mesmo. Mas também é cheia de momentos de beleza, ternura e alguns milagres. Lembre-se de que as crianças podem ser um motivo para não se cobrar tanto. Tentar deixar tudo arrumado enquanto as crianças ainda estão crescendo é como tentar enxugar a água antes de parar de chover.
5. Não deixar o jantar de lado
“Vou fazer do jantar em família uma prioridade”
Claro que é mais fácil pegar uma pizza e comer em frente à TV do que ter uma refeição na mesa de jantar. Mas a comida em si não é o foco, e sim a família. Vocês não precisam se preocupar em preparar um banquete, mas sentar com seus filhos a cada noite ajuda vocês a ficarem mais próximos e falarem sobre o dia.
6. Não esquecer do romance
“Vou focar um pouco mais no meu casamento”
O casamento ou o namoro também precisam de atenção. Mas criar filhos toma tempo e energia, então a chance de você e seu parceiro acabarem se distanciando é maior. A solução? Dar as mãos sempre que puder e contar com a ajuda de alguém da família para passar um tempo a sós uma vez por semana.
7. Ficar em contato
“Vou arranjar tempo para amigos e amigas”
Você até pode viver longe dos seus amigos, mas é isso que você quer? Separar 15 minutos por dia para mandar um e-mail, uma mensagem ou fazer uma ligação vai fazer mais do que te deixar em contato. Amizades te nutrem emocionalmente e ajudam a combater o estresse.
8. Apreciar as coisas pequenas
“Vou lembrar todos os dias que o tempo com meus filhos é precioso”
A maternidade é para sempre, mas a infância não. Quando você piscar, seu pequeno de três anos vai anunciar “estou grande agora”. Os anos passam rápido e as crianças mudam a cada dia. Pare, preste atenção e celebre a cada chance que tiver.
* Traduzido do site da revista norte-americana Parents.
Relaxar e recarregar: 5 modos fáceis e práticos de meditar todos os dias
Conheça 16 truques que podem fazer as mães dormirem melhor
Entenda a importância da amizade entre mães de primeira viagem