Família

“A palavra-chave da família moderna é flexibilidade” afirma Edimara Lima

Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 27/08/2017, às 08h44 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo


Os tempos estão mudando, e hoje os pais passam mais tempo de qualidade com seus filhos e assumem tarefas que há 50 anos não eram cogitadas pela figura paterna. No nosso 3° Seminário Internacional Mãe Também É Gente, Patricia Camargo, do Projeto Tempo Junto, mãe de Henrique, Sofia e Larissa, defendeu que o homem não é apenas o ajudante, mas sim um companheiro. “Meu marido abocanhou um pedaço da minha maternidade e tira de letra cuidar das crianças”, disse a jornalista.
Marcos Piangers e Ana Cardoso, nossos colunistas e pais de Anita e Aurora, também reforçaram no Seminário que o casal precisa se apoiar durante o casamento. “O homem tem que fazer mais. Eu costumo dizer que ele deveria fazer 60% e mulher 40%”, afirmou o escritor no evento. A família deles não é a única: muitos pais têm dado um novo significado para a paternidade, bem diferente do que era a figura do pai há 50 anos.
“O pai assume tarefas que antes não eram realizadas por ele, coisas pequenas como levar o filho na escola”, exemplifica Edimara de Lima, diretora da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABP), mãe de Cibele. Segundo a especialista, essa decisão não é feita mais pelo gênero, mas pela prática. “Os pais conversam para ver quem tem a agenda mais flexível e decidem quais as funções de cada um. É mais fácil ele dar banho no filho do que lavar a louça de casa. No papel de pai as mudanças são mais efetivas, já no do marido há uma maior resistência”, comenta a especialista.
A palavra-chave da família moderna é flexibilidade. As funções não são engessadas como antigamente, com tarefas específicas de acordo com o gênero. Hoje a mulher é tão provedora quanto o homem, às vezes com o salário maior. Por isso, direitos iguais, divisão de tarefas igual!
Novos tempos
Recentemente um pai de Santa Catarina conseguiu, por meios judiciais, o direito de tirar 180 dias de licença-paternidade para cuidar das filhas gêmeas. Na sentença o juiz destacou que, no caso do nascimento de múltiplos, uma só pessoa (ainda que fosse a mãe) não conseguiria atender às necessidades das duas crianças.
Nesse mesmo cenário uma pesquisa da Catho, empresa para busca de empregos, mostrou que mais de 25% dos pais gostariam de deixar de trabalhar para cuidar dos filhos. Embora o número ainda seja baixo, é extremamente expressivo se comparado com o posicionamento do homem anos atrás. “Se a família tem condições de fazer isso, por que não? Só que algumas pessoas têm o desejo, mas não a estrutura”, afirma Edimara. A educadora contou para a gente que quando se casou, há 40 anos, isso não era nem cogitado pelos maridos. “Nós tínhamos papéis muito rígidos na família, e tudo que é inflexível não é saudável”, comenta.
De pai para filho
Já uma pesquisa feita por dois economistas da Universidade da Califórnia afirmou que, embora os pais estejam trabalhando mais, eles têm passado mais tempo com seus filhos do que as gerações anteriores. O estudo avaliou dados de como as famílias americanas viviam entre 1965 e 2007. Os pesquisadores concluíram que isso se dá porque há uma maior divisão das funções para que todos possam passar mais tempo juntos.
Essa mudança estreita o relacionamento entre pai e filho. “O fruto dessa relação é a criança se sentir mais segura e ampliar a possibilidade de afeto”, comenta Edimara. “Não existe uma fórmula para ser um bom pai, é algo que se adquire com o tempo, por amor ou necessidade. Mas ser presente, dar atenção e amor são coisas essenciais”, afirma Adriano Bisker, 44 anos, advogado e pai de Felipe, André, Nicole, Julia e Sofia.

Leia também:

Bebê nasce no dia do Eclipse total do sol e recebe o nome de… Eclipse

5 benefícios da música para os bebês

Pais que cumprem seu papel não devem ser tratados como heróis


Palavras-chave

Leia também

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho