Publicado em 03/08/2021, às 09h14 por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro
Alison dos Santos conquistou medalha de bronze na corrida de 400m com barreira nas Olimpíadas de Tóquio. Durante a competição, outra coisa além da habilidade do atleta chamou a atenção do público: uma cicatriz na cabeça. Sobre isso, Alison resolveu explicar de uma vez o acidente na infância que causou a marca – e o caso serve de alerta.
Segundo o corredor, um acidente com apenas 10 meses de idade marcou para sempre a sua cabeça. Isso porque, em casa, uma panela cheia de óleo quente caiu em cima da cabeça dele. A situação deixou Alison, quando era apenas um bebê, com graves queimaduraspor todo o corpo.
Por sorte, Alison conseguiu se recuperar do acidente após meses internado no hospital – contudo, as marcas nunca mais deixaram seu corpo. Ele aprendeu a crescer e conviver com as cicatrizes – que, também segundo ele, lhe causaram muita timidez. Foi um milagre que o atleta saísse sem danos mais graves do acidente doméstico, por isso, é importante se atentar e tomar os devidos cuidados.
Todos os anos 1 milhão de pessoas são vítimas de queimaduras. A maioria, cerca de 80%, se acidenta em casa, em situações do dia a dia. E do total, 40% tem menos de 10 anos. Ou seja, esse é um assunto que merece total atenção de pais e mães.
Conversamos com o cirurgião especializado em queimaduras do Centro de Trauma do Hospital 9 de Julho, Luiz Phillipe Molina, pai de Gabriel e João. Ele contou quais são os eventos mais comuns e como evitá-los:
1. Sopa quente queima mais que água quente – “Quando a água cai, ela se resfria e escorre, sem ficar muito tempo na região. Já o caldo da sopa é grosso e fica mais tempo em contato com a pele”, explica o cirurgião. O mesmo comparativo serve pra outras comidas muito quentes e café, por exemplo, que é quente mas também escorre.
2. A primeira coisa quando queimar: água, muita água – A água usada deve estar na temperatura ambiente, que é de mais ou menos 25ºC. Isso porque, de acordo com o cirurgião, a água fria evita que a queimadura continue lesionando a pele nas camadas intermediárias que ela tem. Se a queimadura for pequena, como por exemplo na mão, leve a criança para a torneira. Se for mais grave, já para o chuveiro direto. Depois do banho, toalhas e roupas limpas, pra evitar infecção.
3. Borra de café na ferida e teia de aranha na ferida? – É uma lenda antiga do interior e algumas pessoas ainda usam. Mas acredite: não só não resolve como piora ainda mais a situação. “O local já está frágil e sujeito a infecção. Colocar uma coisa suja sobre ela só piora”, alerta o especialista.
4. Pasta de dente e pomada também estão proibidas – Primeiro, porque ao chegar no hospital a meleca vai precisar ser retirada pra limpar. Segundo, porque podem irritar ainda mais a pele. “Eles podem conter produtos químicos que não se sabe o que vão causar”, diz Molina.
5. Gelo também não pode – E porque água fria pode, então? “Porque o gelo também queima, como o fogo, mas por temperatura negativa”, explica o cirurgião.
6. Ao aquecer a comida da criança no microondas ou a água do banho, prove sem ela no colo – Segundo Molina, se a mãe errou na mão e na hora de provar na pele de fato estava quente demais, a tendência é que ela faça um movimento de defesa com os braços e derrubar no filho sem querer. “Às vezes ela não sente mesmo”, alerta.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”