Amendoim faz bem pra saúde

Estudo mostrou que o consumo maior reduziu em média 19% o risco de doenças cardíacas

Isso mesmo: as chances de um ataque cardíaco são menores se você comer amendoim e nozes, segundo um estudo da Universidade de Medicina Vanderbilt, em Tennessee, Estados Unidos. Os pesquisadores identificaram uma relação entre o seu consumo e o risco baixo de morte por doença cardíaca, especialmente em famílias de baixa renda. Pelo baixo custo do amendoim, é uma medida eficiente para melhorar a saúde cardiovascular. Mas cuidado com os amendoins salgados, que não têm o mesmo efeito!

-Publicidade-

O estudo analisou 72 mil pessoas de baixa renda nos Estados Unidos e outras 134 mil na China. Nos dois grupos, os homens tinham mais hábito de comer amendoins do que as mulheres. Nos Estados Unidos, o maior consumo resultou numa redução de 21% no risco. Na China, diminuiu 17%.

Claro que não é pra sair comendo amendoim loucamente. O estudo não diz que quanto mais você comer, menor será o risco de um ataque cardíaco. O que ele sugere é que incluir uma pequena quantidade de amendoim e nozes numa dieta balanceada pode trazer benefícios.

Receita de pão de pasta de amendoim com chocolate para deixar o dia da sua família mais doce

Nada melhor do que começar a semana com uma receita de dar água na boca. Para os fãs de doce, o pão de pasta de amendoim com chocolate vai ser um jeito ótimo de começar todos os compromissos com o pé direito e de muito bom humor! Fora que as crianças vão amar uma surpresa assim. Para o recheio, você vai usar 900 gramas de pasta de amendoim de chocolate. Para a massa você vai precisar de:

  • ¾ xícara de água quente
  • 2 colheres de chá e 1/3 xícara de açúcar
  • 2 quadrados de fermento seco ativo
  • 2 colheres de sopa de manteiga, em temperatura ambiente
  • ¼ xícara de manteiga de amendoim lisa
  • 1 ovo
  • 3 xícaras de farinha de pão
  • 1 colher de chá de sal

Para preparar a massa:

  • Misture a água morna e as 2 colheres de chá de açúcar em uma tigela pequena para dissolver. Polvilhe com fermento e deixe repousar até espumar, de 5 a 10 minutos.
  • Misture a manteiga, a pasta de amendoim, o ovo, 2 xícaras de farinha de pão, o sal e o açúcar restante em uma tigela grande. Adicione a mistura de fermento e bata com a batedeira na velocidade média por 3 minutos ou até incorporar bem. Misture 1 xícara de farinha ou mais conforme necessário.
  • Transfira a massa para uma superfície. Sove até ficar homogêneo e elástico, por cerca de 8 minutos, adicionando mais farinha para evitar que a massa grude. Transfira a mistura para uma tigela untada. Cubra com papel filme ou plástico. Deixe crescer em um local aquecido até dobrar de volume por cerca de 3/ 4 horas.
  • Perfure a massa e deixe descansar por 5 minutos. Bata levemente ou enrole a massa em um quadrado de 23 centímetros. Com uma faca afiada ou um cortador de pizza, corte o quadrado em 36 quadrados iguais (6 pedaços de cada lado).

Recheio:

  • Pegue 1 pedaço de massa e enrole até a metade em uma xícara de pasta de amendoim. Aperte, formando uma bola que cobre o copo. Repita com o restante da massa e da pasta. Coloque as bolas com os lados lisos para baixo no fundo de uma forma untada. Continue forrando a assadeira com bolas de massa até que todos os pedaços se esgotem e a assadeira esteja cheia.
  • Coloque a panela no forno frio, isto é, sem pré-aquecer.Ligue o aparelho a 180 ° e asse por 30 a 35 minutos ou até que o topo esteja dourado e estufado. Remova imediatamente o pão e coloque-o para esfriar.

Cobertura:

  • Enquanto isso, derreta 8 xícaras de chá de pasta de chocolate em uma panela pequena em fogo baixo. Junte o leite até ficar homogêneo. Regue com o pão. Para servir, corte em fatias ou separe os pedaços.