Família

Aos 92 anos, idosa escreve livro à mão para netos e viraliza com história emocionante

Dona Zuleide Dória, de 92 anos, está realizando um sonho antigo e escrevendo um livro à mão para os netos - Reprodução/ aloalobahia
Reprodução/ aloalobahia

Publicado em 23/08/2023, às 12h28 - Atualizado em 26/08/2023, às 10h32 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


A soteropolitana Zuleide Dória teve cinco filhos e, agora, aos 92 anos, não só está escrevendo o seu primeiro livro como também viralizando nas redes sociais com uma história emocionante que divide com os netos. São 57 mil curtidas, 3 mil compartilhamentos e 630 comentários no Twitter que já fazem Dona Zuleide se sentir famosa.

Dona Zuleide Dória, de 92 anos, está realizando um sonho antigo e escrevendo um livro à mão para os netos (Foto: Reprodução/ aloalobahia)

“Sonhos são para ser realizados”, com essa frase que dona Zuleide Dória resume a aventura de estar escrevendo um livro à mão para deixar como memória para os netos, e sua iniciativa encantou os internautas nas redes sociais. Sem familiaridade alguma com o computador, ela não pensou duas vezes para fazer o que tanto queria, e foi devagarinho que as lembranças foram sendo transformadas em letras no papel com incentivo das netas.

Depois de criar os cinco filhos e ajudar com os netos e bisnetos, Dona Zuleide resolveu se dedicar a escrever o livro sobre a vida dela à mão mesmo. A história viralizou com 57 mil curtidas, 3 mil compartilhamentos e 630 comentários no Twitter. “Uma história legal que eu escrevi é a de que eu encontrei uma pessoa que acho que Deus mandou para mim, que foi meu marido. Eu me encontrei com ele, me casei, fui feliz, tive meus cinco filhos”, disse a avó, que agora se diverte ao escrever mais histórias à mão.

As páginas repletas de perguntas compõem um presente feito para ser devolvido (Foto: Reprodução/ aloalobahia)

As páginas repletas de perguntas compõem um presente feito para ser devolvido. Isso mesmo. Quem recebe, escreve e devolve para que quem presenteou possa ler e guardar. Victória ficou encantada e, de imediato, compartilhou o vídeo com o irmão, Rafael, de 23 anos, que também achou o máximo. Com a proximidade do Dia dos Avós, eles tinham o presente perfeito para Dona Zuleide.

Tudo começou quando a neta Victória, de 17 anos, se deparou no TikTok com um vídeo de uma menina bastante emocionada tentando ler um livro que a avó dela tinha escrito. Foi aí que Victória resolveu incentivar Dona Zuleide a fazer o mesmo, por que não? “Vó, me conta a sua história?”

Com a proximidade do Dia dos Avós, eles tinham o presente perfeito para Dona Zuleide (Foto: Reprodução/ aloalobahia)

Inicialmente, Zuleide Dória não gostou da ideia, pois achou que não conseguiria, já que tem dificuldades para executar tarefas simples do dia a dia. Mas a outra neta Vanessa, que é psicóloga, tratou de convencê-la. “Eu fui explicando a proposta, li algumas perguntas do livro para ela e ela foi vendo que sabia responder e foi se interessando. Comecei orientando, guiando, e ela ia escrevendo conforme eu ia lendo. Passou um tempinho, eu me distraí e, quando vi, ela já estava escrevendo sozinha, virando as páginas, dona do mundo”, lembrou Vanessa.

“Eu me senti muito bem escrevendo, senti alegria, vontade de fazer. Gostei da experiência. Lembrei da minha infância, da minha época de juventude. Eu fui criada no meio de pessoas que gostavam muito de ler, escrever e conversar. E acho que eu sou assim também”, disse a avó. A psicóloga e neta ainda completou que o livro escrito à mão trará muitos benefícios à idosa.

Por enquanto, Dona Zuleide já completou seis páginas e se mostra empolgada para continuar a escrever (Foto: Reprodução/ aloalobahia)

“Na velhice, é comum os idosos se desconectarem do que gostam, dos interesses, dos sonhos. Eles vão se distanciando da própria vida, principalmente se não recebem estímulos e acolhimento da rede de apoio”, afirmou. “[É como se fosse] a autobiografia da minha avó, que vai ficar para os filhos e para os netos, como uma lembrança muito bonita de quem ela foi e de quem ela é.”


Leia também

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"