Publicado em 23/04/2023, às 09h08 - Atualizado às 09h19 por Redação Pais&Filhos
Para realizar um sonho de infância, o pai, avô, agricultor e aposentado agora é também estudante de direito. Antônio Santos de Sousa decidiu entrar para a faculdade aos 75 anos para realizar um sonho de infância e está sendo muito bem recebido pelos colegas de classe, professores e funcionários da universidade.
Morador da zona rural de Caridade, no Ceará, ele precisa percorrer 100km (dos quais fazia 30km de bicicleta) para chegar até o campus da Unopar, que fica em Canindé, cidade vizinha. O esforço foi notado pela faculdade, que disponibilizou um mototáxi para levá-lo no trajeto que faria pedalando, e depois ele pega um ônibus.
Pai de quatro filhos e com 11 netos, ele conta que não conseguiu se dedicar aos estudos quando mais novo. “Quando eu era jovem, eu não tive condição de estudar. Além de eu vir de família pobre, naquela época, não havia escola suficiente para que a gente pudesse estudar. Só tinha escola para família de rico. As coisas eram cruéis”, contou ele em entrevista ao G1.
Ele relembrou uma história de quando tinha 12 anos, em que chegou a comprar um material para tentar aprender a ler. Na época, ele pedia a quem pudesse ajudá-lo com a alfabetização enquanto tinha tempo livre antes de ir trabalhar na roça. “Naquela época, era até difícil encontrar alguém que soubesse ler”.
Mesmo depois de adulto, a vida continuou difícil e ele precisou trabalhar para sustentar a família, deixando o sonho de estudar em segundo plano. “Se eu fosse estudar, meus filhos iam passar fome”.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por 🏢 Universidade Unopar Anhanguera Canindé (@unopar_caninde)
A possibilidade de conquistar um diploma começou em 2021, quando conseguiu obter o certificado de ensino médio depois de cursar o supletivo. “Quando eu era criança, eu pensava: ‘se um dia eu estudar, eu vou ser juiz’. É algo da minha infância mesmo”, e isso o fez iniciar os estudos em direito.
“O Seu Antônio, para nós, tem sido uma grata surpresa. Um aluno que, enquanto agricultor, teve dificuldade de acesso ao conhecimento”, comentou Vera Araújo, diretora da Unopar de Canindé.
No último dia 8 de abril, Antônio completou 75 anos e ganhou uma festa surpresa dos alunos e funcionários da faculdade. Ele conta que a turma estava em aula quando a professora avisou que eles iriam para um evento.
“Quando eu cheguei me deparei com aquela multidão de gente, e aquela festa maravilhosa que teve para mim. Foi uma alegria porque eu não esperava”, relembrou.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por 🏢 Universidade Unopar Anhanguera Canindé (@unopar_caninde)
Segundo a diretora, uma das professoras, que criou um laço próximo com Antônio, foi quem teve a ideia de fazer a festa. “Mandamos fazer fotos, porque eu queria registrar tudo. E os colegas ficaram muito entusiasmados”.
Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Mavie faz 1 mês de vida! 👶
Bruna Biancardi comemora 1º mês da filha e não cita Neymar: "Que seja só o começo"
Família
Gabi Luthai diz que estava grávida de gêmeos, mas um não desenvolveu: "Éramos três"
Gravidez
Mãe que queria ter um menino acaba dando à luz trigêmeas e coloca o mesmo nome peculiar em todas