Brasileira resgata afegãos da guerra contra Talibã: “Eles agora são minha família”

A brasileira Tamara estava nas redes sociais quando se deparou com uma live de pessoas do Afeganistão. Ela se tornou amiga dos afegãos e decidiu ajudá-los a sair do meio do conflito do Talibã

Resumo da Notícia

  • Brasileira resgata afegãos da guerra com Talibã
  • Tamara entrou em contato com o Itamaraty para auxiliarem ela
  • Após muitas tentativas, ela conseguiu trazer todos para casa dela
  • Hoje ela diz que eles formaram uma nova família

Em 2021 a brasileira Tamara Milani Santos estava na rede social Tiktok quando encontrou uma live dentro do aplicativo de um afegão que estava morando no Canadá. Este rapaz fazia lives todos os dias e Tamara começou a entrar em todas elas. Depois de ver o universo do homem, ela começou a entender mais sobre a cultura afegã e quando a moça percebeu, já estava fazendo um ciclo de amizade com as pessoas afegãs.

-Publicidade-

Tamara afirmou inúmeras vezes que ela e os afegãos ao redor do mundo viraram uma família e criaram laços. No entanto, quando o Talibã tomou Cabul e ocupou as terras, um homem que mora atualmente na Malásia procurou a brasileira pedindo ajuda para salvar a família que estava no meio do conflito.

Brasileira resgata afegãos da guerra do Talibã
Brasileira resgata afegãos da guerra do Talibã (Foto: Reprodução / Razões para acreditar)

Tamara entrou em contato com o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) para ajudarem ela a emissão dos vistos, mas no Brasil não existia o visto humanitário. O ministério falou para Tamara que precisaria de um tempo, mas que ela iria arcar com todos os custos dos 8 afegãos. Tamara não desistiu e seu objetivo era levar a família para o Paquistão.

Em entrevista para o portal Razões para Acreditar, Tamara afirmou que esse procedimento foi arriscado pois o Talibã fechou as fronteiras do país e não deixava ninguém entrar e nem sair mesmo com o visto humanitário. “Arrumei muitas brigas mas não me arrependo de nada, a gente tem preconceito quando escutamos do Afeganistão mas eles não são homens-bomba, são pessoas super amigáveis. Nunca recebi tanta palavra de carinho igual as que eles dão”. Por fim, Tamara resgatou todos e eles formaram uma nova família.