Brasileiro é eleito um dos 10 cientistas do ano após identificar a variante ômicron

Ele foi o cientista que descobriu a variante ômicron na África do Sul e alertou o mundo

Resumo da Notícia

  • Túlio de Oliveira foi eleito um dos 10 maiores cientistas do ano
  • Ele descobriu a variante ômicron
  • Além dela, também descobriu a variante beta

Cientista, Túlio de Oliveira, que identificou a variante ômicron e alertou o mundo, é um brasileiro! Além disso, ele foi eleito pela revista Nature um dos 10 maiores cientistas do ano.

-Publicidade-

Ele e sua equipe trabalham na África do Sul e assim que souberam sobre a chegada do vírus, divulgou as preocupações para todo o mundo.

Cientista brasileiro descobre variante ômicron
Cientista brasileiro descobre variante ômicron (Foto: Reprodução / Rogan Ward / Nature)

De acordo com Nature, o cientista também foi responsável por identificar a beta, outra variante da Covid-19, junto com sua equipe do Krisp (KwaZulu-Natal Research and Innovation Sequencing Platform), na Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul.

“O papel de Oliveira em anunciar duas variantes de preocupação lhe deu a reputação de dar más notícias. Quando o anúncio da Omicron trouxe novas proibições de viagens, alguns sul-africanos, incluindo políticos, questionaram o direito de Oliveira de fazer tais declarações”, afirmou a nota.

“Algumas pessoas até veem a comunidade de vigilância genômica como o inimigo. Mas, ele diz: “Não somos os inimigos, somos o oposto”, acrescentou.