Celular é mais contaminado do que sola de sapato! Saiba como limpar para se proteger do coronavírus
O aparelho pode conter o coronavírus, bactérias fecais, e outros vírus que são levados pelas mãos sujas durante o uso do aparelho. Confira dicas para manter o celular sempre limpo
Que atire a primeira pedra quem não fica com o celular na mão praticamente o dia inteiro. No escritório quando trabalhamos, na sala ao assistir TV, na cozinha enquanto cozinhamos e às vezes até no banheiro, o celular está ali.
É por esse motivo que os aparelhos ficam infectados com uma grande quantidade de bactérias, vírus e fungos que podem causar doenças. Em tempos de coronavírus, a principal orientação para evitar o contágio é lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel, mas alguns itens do dia a dia também exigem atenção para garantir uma proteção ainda maior da saúde.
É o caso do celular, que pode ser mais sujo do que a sola de sapato de alguém que caminha pelas ruas da cidade o dia todo. Além disso, o aparelho pode conter até mais bactérias, vírus e fungos do que a tampa do vaso sanitário de um banheiro público.
“O celular é mais contaminado do que a sola de um sapato. O aparelho pode conter o coronavírus, bactérias fecais, e outros vírus que são levados pelas mãos sujas durante o uso do aparelho”, explica o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.
“Se a pessoa vai ao banheiro com o celular, lava as mãos e depois pega no celular novamente, não adianta nada. É importante higienizar o celular com álcool isopropílico, em vez de usar o etanol ou até mesmo o álcool gel, porque eles têm água e podem danificar o aparelho. Também dá para limpar o celular com aqueles lencinhos umedecidos que compramos na farmácia para higienizar as mãos”, indica o Dr. Bactéria.
Confira outras dicas para manter o celular livre de vírus e bactérias:
1. Não utilize o celular no banheiro
O celular está nas nossas mãos 24 horas por dia, não é verdade? Então se você levar o aparelho para o banheiro, também levará para a cozinha, perto da preparação de alimentos. Já dá para imaginar o que acontece!
2. Não coma durante o uso do computador
O teclado acumula resíduos alimentares, isso atrai bactérias. E não esqueça que para manter a higiene, os teclados também devem ser aspirados com frequência.
3. Limpe o celular sempre que possível
Eletrônicos portáteis devem ser limpados com cuidado, você só pode usar produtos que não são corrosivos, como cloro e à base de amônia. A sugestão do especialista é a utilização de água destilada com álcool isopropílico. Mas nada de aplicar o produto direto na tela, use sempre um pano.
4. Lave sempre as mãos
Quanto mais você e seu filho encorporarem o hábito, mais protegidos vocês estarão.
Gostou das dicas? Para tirar suas dúvidas sobre o coronavírus e manter sua casa sempre limpa, assista à live completa com o Dr. Bactéria:
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!