Família

Circuncisão: o que é, quando é indicada, como é feita e riscos

A circuncisão é uma cirurgia que retira o excesso de pele que fica ao redor do órgão genital masculino - Getty Images
Getty Images

Publicado em 20/04/2021, às 14h54 - Atualizado em 04/05/2021, às 08h17 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


Circuncisão é o nome dado ao procedimento cirúrgico para tratar a fimose, uma condição patológica. A cirurgia é feita através de uma incisão no prepúcio, pele que envolve e protege o órgão genital masculino, o pênis. Essa operação também é chamada de postectomia. No Brasil, a taxa de meninos que precisam realizar a circuncisão é equivalente a 5%, ou seja, de 20 crianças apenas 1 realiza a cirurgia.

Logo após o nascimento, praticamente todos os meninos apresentam excesso de prepúcio na região genital. Para 90 a 95% dessas crianças, essa pele retrai espontaneamente ao longo da infância e não é necessário nenhum tipo de operação, mas 4 a 11% delas podem sofrer com um processo inflamatório de repetição nesse local. Esse problema, que depois pode evoluir para uma fimose patológica, é motivo para realizar a circuncisão.

Fimose fisiológica

A fimose fisiológica é o excesso de pele ao redor do pênis com o qual o bebê nasce. Ela tende a retrair naturalmente conforme o desenvolvimento da criança e desaparece até o final da primeira infância ou início da adolescência.

Fimose patológica

A fimose patológica surge a partir do processo de inflamação de repetição. Quando os meninos começam a demonstrar sintomas desse tipo de problema, é indicado o uso de pomadas anti-inflamatórias com corticoide para o tratamento. Após o início do tratamento, o quadro regride espontaneamente.

Cerca de 5% dos meninos até o final da primeira infância apresentam inflamações recorrentes no prepúcio (chamadas de balanopostites) e precisam do tratamento medicamentoso com maior frequência. Toda vez que a lesão regride, surgem cicatrizes que ficam aglutinadas na região. Ou seja, conforme forem surgindo inflamações, vai haver um acúmulo progressivo de cicatrizes e, como a pele do prepúcio é circunferencial, ela tende a estreitar. Isso é chamado de fimose patológica.

A circuncisão é uma cirurgia que retira o excesso de pele que fica ao redor do órgão genital masculino (Foto: Getty Images)

Tratamento X cirurgia de circuncisão

Os cremes com corticoide são usados somente nos casos de balanopostite ou postite, isto é, inflamação com inchaço, vermelhidão e dor. A partir do momento que isso vira um processo inflamatório agudo, com repetições e acúmulo de cicatriz até se transformar em uma fimose patológica, é necessário realizar uma cirurgia de circuncisão.

Especialistas que realizam a circuncisão

  • Urologista: é o médico especialista em sistema urinário masculino e feminino;
  • Cirurgião pediátrico: responsável por operar doenças pulmonares, gastrointestinais, intestino grosso, anus imperfurado e também a fimose. 

Tipos de circuncisão

  • Circuncisão anelar: o cirurgião pediátrico coloca um anel plástico na região do prepúcio, chamado plastibell, que faz com que a pele necrose. Ela cai sozinha dentro de 14 dias, como o umbigo do bebê. Essa operação é feita no centro cirúrgico com sedação leve.
  • Postectomia: realizada por urologistas, essa é a cirurgia clássica. Pode ser feita em meninos de qualquer idade, mas a indicação é que os pais esperem de 1 a 2 anos a partir do nascimento do bebê para que haja amadurecimento dos pulmões e imunológico. Ela é feita no centro cirúrgico com anestesia geral.
A circuncisão pode ser feita através da colocação de um anel plástico ou da protoscopia (Foto: Divulgação / Eduardo Remaile)

Pré-opertatórios e recuperação

Como qualquer cirurgia feita em crianças, é preciso tomar alguns cuidados que precisam ser tomados antes da operação, como jejum e nunca operar o paciente se ele estiver com qualquer infecção respiratória. A recuperação se dá entre duas a quatro semanas após a circuncisão.

Fonte: dr. Eduardo Remaile da Silveira Pinto, urologista, médico assistente doutor da disciplina de urologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP)


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"