Família

Como estimular o desenvolvimento do seu filho

O desenvolvimento cognitivo da criança é como ela processa as informações de acordo com a idade - (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)
Nanlac Nestlé

Publicado em 11/12/2023, às 13h31 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo


Cada criança tem o próprio tempo, tendo o próprio desenvolvimento dentro do esperado. Além de respeitar esse crescimento, é uma ótima ideia estimular ainda mais a criança, para que seu desenvolvimento motor e cognitivo durante a infância, siga de maneira saudável e com maior facilidade.

O desenvolvimento cognitivo na infância é nada mais do que como o seu filho enxerga, raciocina e se comunica ao longo dos anos, ou seja, como o cérebro dele processa informações e passa por evoluções durante o período de crescimento e desenvolvimento. Já o desenvolvimento motor da criança envolve as questões da postura, equilíbrio, alongamento muscular e flexibilidade. É como a criança se movimenta e como ela aprimora estas capacidades no decorrer do tempo.

Como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil

Como explicamos acima, o desenvolvimento cognitivo infantil é a forma que o cérebro do seu filho processa as informações que chegam até ele, a maneira que os estímulos são entendidos. Apesar de cada criança ser diferente da outra, cada fase da infância tem uma média de marcos, e estimular o desenvolvimento cognitivo infantil desde cedo pode significar ótimos resultados no futuro. 

Algumas dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil são brincadeiras com fantoches, caixas, blocos que apresentam causa e consequência (causa: empilhar dois blocos; consequência: os blocos ficam mais altos), ler para ela e atividades ao ar livre. Além disso, é importante lembrar que elas agem como um espelho dos pais, então quanto mais conversar com o seu filho e demonstrar o que quer que ela aprenda, mais rápido ela vai espelhar!

É possível estimular o desenvolvimento motor do seu filho desde cedo (Foto: Getty Images)

Como estimular o desenvolvimento motor infantil

Relembrando, o desenvolvimento motor infantil é a evolução da maneira que a criança se porta, da postura dela, como ela se movimenta (quando o bebê aprende a rolar, engatinhar, ficar de pé, dar os primeiros passos…). Nem toda criança vai atingir os mesmos marcos ao mesmo tempo, mas existem maneiras de estimular esse desenvolvimento. Assim que o bebê nasce, um dos testes pelo qual ele passa é o de “reflexo de marcha”. O recém-nascido é colocado de pé em uma superfície plana, se mantém firme com os dois pés no chão. O desenvolvimento motor é justamente parte da capacidade muscular, de fibras e tendões, então a saúde destes componentes motores, deve ser, e é testada logo no início da vida. 

Algumas dicas para estimular o desenvolvimento motor infantil do seu filho são: sempre conversar com ele de maneira clara, para que ele entenda os movimentos da boca e os sons. Definir um espaço livre para que a criança consiga rolar, sentar, engatinhar (ou seja, se mover sem dificuldade). Oferecer diferentes texturas para o bebê tocar e sentir as superfícies. Disponibilizar brinquedos com sons como chocalhos e também deixar que a criança toque nos alimentos, levando-os à boca, compreendendo assim, suas cores, texturas e sabores. Recomenda-se também estimular o contato com a natureza para compreensão espacial e do próprio eu.

Cada criança tem o próprio tempo e desenvolvimento, e é necessário respeitar o de cada uma (Foto: Getty Images)

Presente em todos os momentos

A principal dica para o desenvolvimento cognitivo e motor do seu filho é ser e proporcionar as melhores referências a ele. Desde falas simples e bem pronunciadas até uma alimentação balanceada. Pensando nisso, a Nestlé desenvolveu NANLAC® Supreme, que atua na nutrição da primeira infância, favorecendo a imunidade, o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças de um a três anos de idade. Única fórmula infantil com 2 HMOs (2’-FL e LNnT), DHA e ARA e proteína exclusiva com 80% do soro do leite. NESLAC® Supreme, se combina com uma alimentação saudável, para auxiliar o desenvolvimento cerebral e cognitivo, ajudando as crianças a construírem as próprias defesas naturais. NESLAC® Supreme auxilia no desenvolvimento porque também contém ômega 3, cálcio, zinco, ferro e biotina. Lembre-se de consultar o pediatra ou nutricionista infantil do seu filho para a melhor recomendação.

- NÃO CONTÉM GLÚTEN

- CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO PEDIATRA OU NUTRICIONISTA ou #ConsulteSeuPediatra

- O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS" + "NOTA IMPORTANTE: O leite materno é a melhor opção para a alimentação de lactentes.”


Leia também

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi viaja com Mavie para Barcelona e se hospeda na casa de ex de Neymar

Claudia Raia posta fotos com família - Reprodução/ Instagram

Bebês

Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

Carolina Dieckmann e Marcos Frota - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Carolina Dieckmann posta foto rara e recente do filho com Marcos Frota: "Moço bonito"

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira falam sobre filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"

Roberto Justus e família - Reprodução/Instagram

Criança

Filha de Roberto Justus é julgada por usar salto com 3 anos: “A infância se perde nesses detalhes”

Derek Prue junto do filho, Derek Jr. , com a mesma marca de nascença! - Reprodução/ Today

Família

Pai fica 30 horas fazendo tatuagem igual marca de nascença do filho: “Para ele se sentir confortável”

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!