Como lidar com brigas entre irmãos
Passo a passo para acabar com as brigas em casa
Por Redação Pais&Filhos
09 de maio de 2013 21h35 - Atualizado há 1 ano
-Publicidade-
Seus filhos brigam muito, vivem provocando um ao outro, ainda que se gostem e façam pequenas tréguas? Organizamos um passo a passo para intervir na situação e conseguir uma declaração de paz definitiva.
- 1. Comece tendo uma conversa com eles. Fale de maneira clara e objetiva, descreva o que sente e pensa a respeito da situação.
- 2. Deixe que eles também se exponham, falem sobre seus motivos e sentimentos.
- 3. Descreva como você gostaria que eles se comportassem e tratassem uns aos outros.
- 4. Convide-os a tentarem mudar, dizendo que irá ajudar.
- 5. Faça pequenas brincadeiras ou jogos cooperativos, em que cada um possa contribuir com suas habilidades – caça ao tesouro é uma boa opção.
- 6. Façam um acampamento na sala ou no jardim, isso favorece a intimidade e a colaboração.
- 7. Peça que eles elenquem atividades que possam fazer juntos. Incentive-os e elogie os mínimos esforços e avanços. Elogie muito e sempre que eles estiverem bem, brincando juntos e se ajudando.
- 8. Dê a cada um, separadamente, um momento exclusivo com você. Esse será um momento só de vocês, onde ele não precisará dividir a sua atenção com ninguém. Isso é bem simples e faz muita diferença para as crianças.
Consultoria:
Jéssica A. Fogaça (CRP 6/95913), filha da Leila e do Luiz, pssicóloga infantil comportamental e arte educadora, www.estimuloconsultoria.com.br
Artigo anterior Avô vende neto recém-nascido pelo Facebook na Índia
Próximo artigo Autismo: a luta para sair do casulo