Família

Conheça todos os nutrientes que o coco oferece para você e seu filho

O coco é um verdadeiro ‘senhor nutrientes’, cheio de benefícios para o corpo e para a mente

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

coco

O coco tem grandes quantidades de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo, não para menos, é um dos ingredientes mais usados na cozinha brasileira. Muita gente tem receio de incorporar o coco à alimentação por conta da grande quantidade de gordura saturada, mas muitos estudos comprovam que isso não é verdade. Por meio dos ácidos graxos, os nutrientes da fruta vão diretamente para o fígado e lá são transformados em fonte de energia rápida ou em corpos cetônicos – compostos que ajudam no tratamento de alguns distúrbios cerebrais, como epilepsia e Alzheimer.

Uma polpa de respeito

A água é sim uma delícia e muito saudável, mas a polpa não fica para trás! Ela é cheia de fibras, gorduras do bem e sais minerais. Ajuda a combater a diabetes, melhora o funcionamento do intestino, regula a pressão arterial por conta da sua quantidade de sódio e potássio e combate a osteoporose além de servir como ingrediente para receitas de doces e molhos

Afinal, é verde ou marrom?

A parte exterior da casca é verde, ele fica marrom à medida que amadurece. Quando colhido, tem água doce, que é extremamente benéfica para a saúde.

Diversos tipos (Se precisar de mais informação, coloco)

Coco verde: é o famoso coco baiano, verdinho que conhecemos, sabe? É cultivado em mais de 90 países, no Brasil, cerca de 90% da sua produção vem do Nordeste.

Butiá: é conhecido também por coquinho azedo. É uma fruta comum do cerrado, bastante consumida no Rio Grande do Sul. Dele dá pra fazer geleia, licor, cachaça e vinagre.

Babaçu: é nativo das regiões Norte e Nordeste do país. É uma enorme fonte de fibras, sais minerais, amido e enzimas.

Adeus ressaca!

A água que você encontra dentro do coco é um dos mais maravilhosos remédios naturais para a ressaca. O álcool rouba a hidratação do seu corpo e esta desidratação causa aquela sensação horrível pela manhã. Acontece assim: a água de coco enche os eletrólitos (fontes de energia imediata, que auxiliam na hidratação do corpo) no corpo e aumenta a hidratação.

Consuma tudo o que pode!

Polpa do Coco branco: A polpa do coco é repleta de flavonóides, nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas. Ufa! Quanta coisa, né?


Água de coco: Além de refrescante e saborosa, é uma excelente fonte de sódio e potássio, ou seja, é ótima para manter a hidratação do corpo e prevenir cãibras. Outros minerais encontrados na água de coco são: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, que são fontes de vitaminas como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C – que fazem do coco uma propriedade antioxidante.
Óleo de coco: Tem ficado muito doente? O óleo de coco fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireoide, aumenta a disposição e a queima de gorduras, amamos! Também tem uma capacidade potente de hidratar a pele e os fios dos cabelos, por isso é um ingrediente básico de vários produtos de beleza, como loções e cremes. E é ótimo para o preparo de alimentos também! É muito estável e não altera a estrutura química quando exposto a altas temperaturas, ou seja, continua saudável.

Faça em casa: leite de coco caseiro

Além de gostoso, o leite de coco é rico em gorduras boas e pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose ou alérgicas à proteína do leite de vaca. Também tem ação digestiva, antibacteriana e antioxidante, ajudando a prevenir doenças e a melhorar o funcionamento intestinal.

Ingredientes:

  • 1 coco seco
  • 2 xícaras de água quente

Modo de preparo:

Ralar a polpa do coco e bater no liquidificador ou mixer por 5 minutos com água quente. Em seguida, coar e guardar em frascos limpos com tampa. O leite pode ser armazenado na geladeira de 3 a 5 dias ou congelado.

Tchau gordurinhas

Coco Seco é fonte de fibra e baixas calorias, o que significa que ele te tornam mais rápida e, assim, diminuem a fome. Além disso, também aumenta a sua taxa metabólica, resultando na perda de peso. O coco não apenas impede a obesidade, mas também as complicações de saúde respectivas.

Informação nutricional em 100 gramas

Calorias: 354

Gorduras totais: 33g

Sódio: 20mg

Potássio: 356 mg

Carboidratos: 15g

Proteínas: 3,3g

Cálcio: 6mg

Fósforo: 118mg

Ferro: 1,8mg

Leia também:

Seu filho tem medo de experimentar uma comida nova? Entenda a neofobia alimentar
Comida sólida para o bebê: quando e como começar
Gravidez: entenda por que de repente você tem aversão a sua comida preferida

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não