Criança salva colega engasgado na escola, inspirado na série “The Good Doctor”

A asfixia é uma da principais causas de morte infantil, no mundo

Resumo da Notícia

  • Menino de 7 anos salvou amigo que estava engasgado com um pedaço de pizza em uma escola, nos Estados Unidos
  • O garoto decidiu aplicar a manobra de Heimlich
  • Ele aprendeu ao assistir a série "The Good Doctor", com seu pai

Inspirado em uma série, menino de 7 anos salvou amigo que estava engasgado com um pedaço de pizza em uma escola, nos Estados Unidos. David Diaz Jr. contou à emissora Fox News, que estava no colégio na cidade de Binghamton, no estado de Nova York, quando viu o colega quase sem respirar, precisando de ajuda e decidiu aplicar a manobra de Heimlich.

-Publicidade-
Médico ajuda pai a desengasgar bebê
A manobra de Heimlich é usada nos primeiros socorros de engasgo (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

O menino disse ainda que aprendeu a técnica de desengasgo ao assistir à série “The Good Doctor”, com seu pai. “Se alguém está se engasgando ou em perigo, você sempre deve salvá-los”, afirmou o garoto. “Se não, então pode ser realmente triste.”

Após essa bela atitude, David recebeu um prêmio de reconhecimento do Senado estadual por heroísmo. “Estou muito orgulhoso do meu filho”, afirmou o pai do gatoto, David Diaz Sr. à Fox News. “Se ele quiser tentar se tornar um médico quando crescer vou ficar feliz em ajudá-lo. Mas é realmente decisão dele.”

Como vou saber se meu filho está sufocando?

Ele não será capaz de tossir, falar, chorar ou respirar. Se seu filho pode tossir, incentive para ele continuar tossindo. Em alguns casos, uma criança ou um bebê com uma via aérea obstruída pode ser capaz de retirar o objeto desta forma.

Como faço a manobra de Heimlich em uma criança?

Se a criança estiver consciente, fique de pé ou ajoelhe-se próximo a ela. Em seguida, incline-se para a frente e apoie a parte superior do corpo dela com o braço. Use a parte de dentro do pulso para dar cinco golpes rápidos e firmes entre o umbigo e o esterno. O movimento deve ser para cima e para dentro, impulsionando até que seu filho comece a tossir, chorar ou respirar.

E com bebê, como desengasgar?

Nunca faça esse tipo de força em um bebê com menos de 1 ano. Em vez disso, coloque-o de bruços sobre seu antebraço e segura sua cabeça, firmando a mandíbula com uma mão. Dê cinco golpes rápidos e firmes nas costas, entre as omoplatas.  Se não tiver sucesso, repita o processo no peito: coloque dois ou três dedos no centro, logo abaixo do mamilo, e aperte seu esterno. Repita cinco vezes até o item ser expelido.

O que posso fazer se meu filho perder a consciência?

Peça a alguém para ligar para a emergência. Em seguida, deite a criança de costas em uma superfície plana e inicie a RCP. Faça 30 compressões empurrando forte e rápido com mãos sobrepostas, dedos entrelaçados no meio do peito, visando uma taxa de 100 compressões por minuto. A seguir, olhe dentro da boca. Se você pode ver um objeto, remova-o, mas não coloque o dedo se você não consegue enxergar nada. Depois disso, é hora de fazer duas respirações de resgate: feche seu nariz e sele a boca com a sua, soprando ar o suficiente para fazer o peito dela subir. Repita essas etapas até que seu filho comece a respirar sozinho ou até que a ajuda chegue.

Alimentos que podem ser perigosos para crianças de 1 a 5 anos:

Uvas: elas variam muito de tamanho, então cortar pela metade ainda pode ser arriscado. O melhor é separar em quatro pedaços.
Maçã: Fatie em pedaços de 2 centímetros. Não existe problema em manter a casca.
Hot-dogs: Nunca sirva um cachorro-quente inteiro. Ele deve ser cortado ao meio, e, em seguida, cortado em pedaços ainda menores (se seu filho não se sentar direito para comer, continue fazendo isso até pelo menos os 7 anos de idade).
Vegetais duros: Cozinhe ou refogue para deixar macio e depois corte na largura de uma vagem.

Assista agora o POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos, com Miá Mello: