Dona do TikTok lança lâmpada inteligente para ajudar pais e filhos nas aulas online

Dentre as suas tarefas do dia a dia e acompanhar o aprendizado do seu filho, os desafios só parecem aumentar. Justamente para tentar tirar um pouco do peso das costas dos pais, a Bytedance lançou um dispositivo que promete aliviar o estresse do EAD

Resumo da Notícia

  • A vida de pai durante a pandemia não está sendo fácil
  • Dentre as suas tarefas do dia a dia e acompanhar o aprendizado do seu filho, os desafios só parecem aumentar
  • Justamente para tentar tirar um pouco do peso das costas dos pais, a Bytedance lançou um dispositivo que promete aliviar o estresse do EAD

A vida de pai durante a pandemia não está sendo fácil. Dentre as suas tarefas do dia a dia e acompanhar o aprendizado do seu filho, os desafios só parecem aumentar. Justamente para tentar tirar um pouco do peso das costas dos pais, a Bytedance, gigante de tecnologia chinesa dona da rede social de vídeos TikTok, lançou um dispositivo que promete aliviar o estresse do EAD.

-Publicidade-

O produto é uma uma lâmpada inteligente de R$ 600, equipada com câmeras de vigilância para ajudar os responsáveis a ficarem de olho nas crianças enquanto elas fazem o dever de casa. Segundo Liza Lin, ao The Wall Street Journal, os pais chineses já estão correndo para garantir um desses.

(Foto: Reprodução/ Bytedance)

Mas a pergunta é: como ela funciona? A Dali Smart com duas câmeras: uma montada na frente e outra na parte de cima e pode ser conectada ao smartphone dos pais, permitindo que os responsáveis vejam o rosto dos filhos e as lições de casa durante uma chamada de vídeo. Uma tela do tamanho de um iPhone na lâmpada permite que as crianças conversem por vídeo com os pais ou professores. A lâmpada também tem um assistente digital alimentado por inteligência artificial para ajudar com problemas de vocabulário e matemática – se isso não é futurístico não sabemos o que é!

Ela foi feita com o objetivo dos pais continuarem antenados nos estudos das crianças mesmo tendo os próprios afazeres. Uma versão um pouco mais cara da lâmpada, que custa R$ 860, pode inclusive mandar alertas para os pais dos jovens quando eles deixam de prestar atenção na lição.

E a privacidade?

Claro que nem tudo são flores, uma lâmpada que monitora as crianças também tem pontos negativos. Dentre eles, colocar mais uma tela em frente delas talvez as torne ainda mais dependentes da tecnologia e as induza a buscar respostas fáceis. Também tem a questão da privacidade. O equipamento pode ser hackeado e a criança ter a vida monitorada por um estranho, a própria Bytedance retém as informações de milhares de crianças.

(Foto: Reprodução/ Bytedance)

Notoriamente, na China a população é culturalmente mais aberta às câmeras e supervisão externa. Isso ajuda a explicar o sucesso da lâmpada no país. Mas se o dispositivo de fato mostrar bons resultados ajudando as crianças a terem melhores notas, certamente a novidade ganhará outros mercados.

Mas uma questão tão pertinente quanto a segurança é de que maneira os pais vão construir uma relação de confiança com as crianças. E em que medida usar dispositivos digitais não irá afastar os pais e responsáveis ainda mais dos filhos.