Família

Estamos em choque: a tela do celular pode ter mais bactérias que a sola do sapato!

Agora está proibido levar o celular para o banheiro. Vem entender o porquê

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Sim, é verdade. Uma pesquisa da Universidade de Barcelona provou que o teclado do computador ou a tela do celular têm aproximadamente 30 vezes mais microrganismos do que a tampa de um vaso sanitário limpo. Assustador! Pior ainda pensar que os bebês muitas vezes levam esse aparelho à boca. O motivo é simples, os aparelhos estão em contato direto com as nossas mãos, que não são higienizadas com a frequência que deveriam.

De acordo com Marcus Cardoso, infectologista do Hospital Quinta D’Or e pai de Marcus e Anan, o celular pode ter mais bactérias que muitos objetos reconhecidos como ‘sujos’, como a sola do nosso sapato. Principalmente para as crianças esse “transporte” de bactérias pode acarretar em infecções através do contágio oral, principalmente infecções gastrointestinais.

Para não ter problema o ideal é seguir algumas regras de utilização:

1. Não utilize o celular no banheiro

O celular está nas nossas mãos 24 horas por dia, não é verdade? Então se você levar o aparelho para o banheiro, também levará para a cozinha, perto da preparação de alimentos. Já dá para imaginar o que acontece!

2. Não coma durante o uso do computador

O teclado acumula resíduos alimentares, isso atrai bactérias. E não esqueça que para manter a higiene, os teclados também devem ser aspirados com frequência.

3. Limpe o celular sempre que possível

Eletrônicos portáteis devem ser limpados com cuidado, você só pode usar produtos que não são corrosivos, como cloro e à base de amônia. A sugestão do especialista é a utilização de água destilada com álcool isopropílico. Mas nada de aplicar o produto direto na tela, use sempre um pano.

4. Lave sempre as mãos

Quanto mais você e seu filho encorporarem o hábito, mais protegidos vocês estarão.

Leia também:

9 coisas que o pediatra quer que você pare de fazer agora

7 motivos pelos quais o seu filho precisa (mesmo) dormir

Sem neura de limpeza! Deixe seu filho engatinhar sem medo de ser feliz