Família

Estresse realmente faz seu cabelo ficar branco!

O estudo é da Universidade do Alabama nos Estados Unidos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Se você acha que ficou grisalha com o estresse do seu trabalho, família ou relacionamento, pode estar certa. Cientistas descobriram que o estresse realmente faz o cabelo ficar branco.

Os pesquisadores descobriram que quando o corpo fica estressado – como por uma grave doença ou por outras preocupações – isso tem efeito no cabelo também. Assim como nosso sistema imunológico aumenta em resposta defensiva, também desencadeia mudanças nas células dos folículos pilosos que produzem cor. Isso, por sua vez, faz nosso cabelo ficar branco ou cinza.

Foram estudiosos da Universidade do Alabama, em Birmingham, que descobriram essa ligação surpreendente. Além de “desligar” a cor do cabelo, o estresse também pode desativar a cor da pele – levando à doença vitiligo, da qual o astro pop Michael Jackson sofreu por tantos anos.

A pesquisa – realizada em camundongos – publicada na revista PLOS Biology, relata que quando o corpo está sob ataque, nossas células produzem sinais químicos chamados “interferons”. Esses elementos fazem com que as máquinas de nossas células passem por mudanças que impedem os vírus e geralmente aumentam as defesas imunológicas. Mas o efeito colateral inesperado do sistema de defesa é que ele desliga as células que produzem a cor do cabelo.

Leia também:

Calma! Estresse na gestação pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebê

Estudo aponta que estresse pode causar infertilidade

Sem estresse: sair da rotina alimentar nas férias não é um problema