Família

Família viajará de carro durante cinco anos com filhos de 5 e 8 anos

Novos Olhos

Publicado em 01/10/2015, às 08h59 - Atualizado às 09h12 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


Novos Olhos

Luis Gustavo de Oliveira, 36 anos, e Janete Martins, 38 anos têm um projeto de vida que foge ao convencional: o “Novos Olhos”. Eles passarão os próximos cinco anos viajando com seus filhos Sophia, 5, e Caio, 8 em um Toyota Bandeirantes 1993. O veículo é equipado com barraca, toldo, iluminação, geladeira e fogão, tanque de combustível, tanque de água potável e artigos de segurança.

Guto e Jane, como são conhecidos, são de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e pretendem percorrer mais de 100 países em 1825 dias, fazer cinco travessias oceânicas e rodar mais de 180 mil quilômetros. A partida aconteceu no dia 20 de setembro. O roteiro foi feito com a ajuda das crianças e a viagem começou a ser planejada há mais de um ano.  Além de acampar, eles também ficarão em hotéis, albergues e até mesmo em casa de pessoas conhecidas e desconhecidas, que já estão oferecendo estadia para a família.

Leia Também:

Rumo ao Sul: Por que Gramado se tornou o lugar favorito das famílias brasileiras

8 passeios inusitados pelo Brasil

Conheça mais sobre a rotina da família de Jaqueline Mourão, medalhista e atleta olímpica

Desde antes de se conhecerem, quando ainda moravam fora do país, Guto e Jane já gostavam de conhecer lugares novos. Há 12 anos, eles voltaram para o Brasil e focaram no trabalho e na família. Somados, eles já conheceram mais de 25 países e desde o nascimento das crianças, foram para oito, alguns quando os filhos ainda eram bebês.

Adquiriram patrimônio com uma empresa de comércio exterior e um espaço de coworking, mas perceberam que a vida estava no piloto automático e resolveram mudar. “Este projeto é a realização de um sonho e o cumprimento de uma missão de vida. Não é um chutar de balde para buscar a felicidade juvenil longe dos problemas. É uma opção de trocar uma estrutura de vida que serviu até agora por outra que faz mais sentido”, explica Guto.

Educação das crianças

Segundo o casal, o plano é fazer do mundo a sala de aula dos filhos, com uma educação mais libertadora. “Ter uma experiência destas na idade em que eles estão, de formação do caráter, dará uma base muito mais ampla para encontrarem suas próprias definições de vida, de missão e de propósito”, afirma Guto.

Um dos maiores motivadores da viagem é, justamente, encontrar uma nova forma de educação para os filhos, que até agora frequentaram a escola regular. Nestes cinco anos de estrada, eles se utilizarão do unschooling (não-escola), método originado no Reino Unido de “educação em casa”, orientada em projetos e sem um currículo pré-definido. Eles acreditam que, fazendo coisas diferentes todos os dias, os filhos, além de aprenderem mais, aprenderão na prática.“Também acredito que o contato com pessoas e o desapego será uma grande escola”, ressalta Jane.

Novos Olhos-60

Viabilidade do projeto

O casal está trabalhando para tornar o projeto economicamente sustentável através de apoios e patrocínios. O Novos Olhos já tem site (http://novosolhos.org), Facebook, Instagram e canal no YouTube, onde é possível acompanhar os preparativos e serão postados conteúdos em tempo real durante a viagem. Ajudar projetos locais que precisem arrecadar fundos com campanhas on-line é outro objetivo da viagem. “É uma oportunidade de vivermos com mais intensidade um para o outro, tanto na relação do casal, pais e filhos, quanto na relação entre irmãos, no caso das crianças. Também teremos mais tempo para o nosso desenvolvimento espiritual”, acrescenta Guto.


Palavras-chave
Viagem

Leia também

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar