Fizeram história! Médicos brasileiros implantam menor marca-passo do mundo em paciente

A cirurgia ocorreu como esperado e agora o homem está se recuperando para voltar para casa

Resumo da Notícia

  • Médicos brasileiros implantam menor marca-passo do mundo em paciente
  • A cirurgia durou 4 horas e aconteceu conforme esperado
  • Agora, o paciente está se recuperando para voltar para casa

Fizeram história! A equipe de cardiologistas da BP – Beneficência Portuguesa – em São Paulo implantou o menor marca-passo do mundo num paciente. A cirurgia aconteceu no último sábado, 20 de novembro, e foi feita pelo cardiologista Carlos Eduardo Duarte.

-Publicidade-

O paciente, que tem 56 anos, tinha arritmia com batimentos elevados, um risco, já que apenas 25% do coração estava funcional. Ele também havia sofrido um infarto e tinha implantados dois stents (pequenas molas que abrem as artérias).

O menor marca-passo do mundo foi implantado em um paciente brasileiro
O menor marca-passo do mundo foi implantado em um paciente brasileiro (Foto: iStock)

Nesta cirurgia, o dispositivo escolhido para ajudar a corrigir essa disfunção do paciente foi o Micra, da Medtronic, considerado o menor marca-passo do mundo. O marca-passo tem o tamanho parecido com o de uma capsula de remédio e pesa apenas 2 gramas!

 Médicos brasileiros implantam menor marca-passo do mundo em paciente
Médicos brasileiros implantam menor marca-passo do mundo em paciente (Foto: divulgação / reprodução Só Notícia Boa)

Um marca-passo “convencional” é um pouco menor que uma caixa de fósforo e tem, em média, de 20 g a 30 g. O custo para implantá-lo é de cerca de R$ 25 mil. No caso do Micra, o valor do procedimento é de aproximadamente R$ 125 mil. Neste caso em específico, como apontado pelo jornal Só Notícia Boa, o plano de saúde cobriu os custos do paciente.

A cirurgia durou 4 horas e tudo ocorreu como o esperado. Agora, o paciente está bem e se recuperando para poder voltar para casa.