Família

Gêmeas siamesas recebem alta de CTI um mês após cirurgia de 25 horas para separação

Allana e Mariah passaram por 25 horas de cirurgia para que a separação das duas fosse realizada - Divulgação/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Divulgação/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Publicado em 22/09/2023, às 07h11 - Atualizado às 07h20 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


Na quinta-feira, 21 de setembro, as gêmeas Allana e Mariah receberam alta do Centro de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas Criança, na unidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. No dia 19 de agosto elas passaram por um procedimento cirúrgico que durou 25 horas para serem separadas, já que eram siamesas unidas pela cabeça.

Após praticamente um mês da operação, as crianças de dois anos e nove meses de idade tiveram uma recuperação progressiva, o que é positivo. Agora, já estão conscientes, brincando, se alimentando, interagindo uma com a outra e com os pais.

Allana e Mariah, gêmeas siamesas separadas por cirurgia, gêmeas que passaram por cirurgia de separação, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, HC Criança
Allana e Mariah passaram por 25 horas de cirurgia para que a separação das duas fosse realizada (Foto: Divulgação/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto)

Hélio Rubens Machado é o chefe do setor de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital das Clínicas Criança e contou que essa alta é um passo importante no quadro das irmãs. “A fase mais complicada do pós-operatório já passou. Os dois momentos mais decisivos são: a última cirurgia – a mais complexa –, em que ocorre a separação completa dos cérebros e a reparação dos crânios e peles das cabeças, e também o pós-operatório, com a observação rigorosa das crianças. Por 32 dias, cada etapa da recuperação delas foi acompanhada meticulosamente”, relatou ao Metrópoles.

Além disso, ele mostrou estar satisfeito com a evolução que as gêmeas apresentaram. “A evolução da Allana e da Mariah está sendo fantástica. A recuperação delas surpreende até a nossa equipe, que está habituada a lidar com problemas deste tipo”, assumiu.

Allana e Mariah, gêmeas siamesas separadas por cirurgia, gêmeas que passaram por cirurgia de separação, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, HC Criança
As gêmeas têm previsão de receberem alta hospitalar e poderem ir para casa nas próximas semanas (Foto: Divulgação/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto)

Talita Cestari, a mãe de Allana e Mariah, está esperançosa com o progresso. “É uma sensação de gratidão, de etapa vencida e alegria ao ver cada pequena em uma cama. Nós entregamos e confiamos nos médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar as meninas. Agora, estamos vendo elas super bem, reagindo mais e mais a cada dia”’, falou.

Nas próximas semanas, as gêmeas têm perspectiva de receber alta hospitalar e poderem ir para casa. Até lá, elas ficarão sob observação da equipe de profissionais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.


Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Pai de Henry Borel fala sobre nascimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos