Grávidas de 12 a 17 anos têm prioridade para receber vacina contra a covid-19 em agosto

Os fatos foram informados durante uma coletiva de imprensa

Resumo da Notícia

  • A vacinação de jovens e adolescentes entre 12 e 17 anos se iniciará em 23 de agosto
  • Todos os adolescentes do estado de SP devem estar vacinados com a primeira dose até 30 de setembro
  • Em 23 de agosto se inicia a vacinação de grávidas, pessoas com deficiência e comorbidade de 12 a 17 anos

Neste domingo, 11 de julho, o governador de São Paulo João Dória anunciou quais são as novas medidas a serem tomadas para combater a pandemia do novo coronavírus. Ainda nesta manhã, foi informado que a imunização da população entre 12 e 17 anos começará em 23 de agosto. Na última coletiva de imprensa, o governador anunciou a antecipação do calendário de vacinação.

-Publicidade-

“A primeira notícia é que a vacinação com mais de 18 anos será antecipada, todos os adultos tomarão a primeira dose vai ser até 20 de agosto. São 26 dias a menos que o prazo anterior, de 15 de setembro. A antecipação é fruto da aquisição de novas doses da CoronaVac”. São 4 milhões de vacinas prontas possibilitará o cumprimento desse prazo. 

A segunda notícia dada pelo governador de São Paulo foi a confirmação da data do início de imunização de jovens e adolescentes entre 12 e 17 anos. Ao todo, serão 3 milhões e 200 mil adolescentes imunizados em São Paulo até o dia 30 de setembro. A resposta imunitária em jovens e adolescentes foi maior do que em adultos, comprovando sua eficácia e segurança.

Em 23 de agosto podem se vacinar os jovens e adolescentes de 12 a 17 anos com condições prioritárias: dessa data até 5 de setembro serão imunizados as pessoas com comorbidade (como doenças no coração, neurológicas, doenças respiratórias) deficiência permanente (como transtornos mentais) e gestantes dessa faixa etária.

A partir de 6 de setembro, o restante da população entre 12 e 17 anos poderá receber a dose do imunizante para se proteger contra a covid-19. Neste cenário, todos os jovens e adolescentes no estado de São Paulo serão imunizados até 30 de setembro. Confira os novos calendários de vacinação completos e divulgados durante a coletiva de imprensa:

Calendário de vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos (Foto: Reprodução Governo de São Paulo)
Calendário de vacinação de adultos (Foto: Reprodução Governo de São Paulo)
Calendário de vacinação completo de adolescentes de 12 a 17 anos e adultos (Foto: Reprodução Governo de São Paulo)

Para vacinar as crianças ainda é preciso ter respaldo de estudos que garantam a segurança da população pediátrica, portanto ainda não há previsão para quando isso vai acontecer. Durante a coletiva, Jeans Gorinchteyn, secretário da saúde de São Paulo, falou sobre o reforço vacinal que provavelmente todos deverão tomar anualmente para se proteger.