Lesões no cérebro causadas por coronavírus são identificadas em novo estudo

Apesar da doença ser considerada respiratória, a pesquisa mostra problemas neurológicos que a Covid-19 pode causar em pacientes contaminados

Resumo da Notícia

  • O estudo foi feito nos Estados Unidos
  • A doença pode causar lesões no cérebro de pacientes infectados
  • O problema é uma resposta imunológica do corpo

De acordo com pesquisas realizadas pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), estudiosos identificaram lesões no cérebro em cadáveres que foram vítimas do coronavírus no país. Ainda no primeiro semestre deste ano, foi constatado que a doença poderia causar o problema em um outro estudo brasileiro.

-Publicidade-
Apesar da doença ser considerada respiratória, alguns sintomas podem ser neurológicos (Foto: Getty Images)

Na pesquisa atual, publicada na revista New England Journal of Medicine, os estudiosos notaram que, na verdade, as lesões não são causadas diretamente pelo micro-organismo, mas sim por uma resposta imunológica do corpo.

“Descobrimos que o cérebro de pacientes que contraem infecção por Sars-CoV-2 pode ser suscetível a danos microvasculares. Nossos resultados sugerem que isso pode ser causado pela resposta inflamatória do corpo ao vírus”, explica Avindra Nath, diretor clínico do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame (NINDS) do NIH e o autor sênior do estudo. “Esperamos que esses resultados ajudem os médicos a compreenderem todo o espectro de problemas que os pacientes podem sofrer para que possamos chegar a melhores tratamentos”.

-Publicidade-
O problema foi visto em cadáveres vítimas da doença (Foto: Divulgação / NIH/NINDS)

Infelizmente, até o momento, não existe um medicamento específico para o combate da Covid-19. Apesar de ser uma doença respiratória, os pacientes podem apresentar problemas neurológicos relacionados aos sintomas como, por exemplo, dores de cabeça, delírio, disfunção cognitiva, tontura, fadiga, perda de olfato e até mesmo acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

-Publicidade-