Família

Mãe tem que se divertir, sim! Falta de prazer faz mal à saúde

Relaxar é necessário!

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Em tempos de politicamente correto levado ao extremo, onde a gente tem até medo de dar uma fantasia de princesa para a filha porque vai estar possivelmente encorajando a garota a ser sei lá o que “errado”…Nós da Pais&Filhos, mais uma vez, vamos em busca do equilíbrio, do bom senso, e da constatação dos fatos. E um deles é que é muito, muito bom sair só com as amigas. Todo mundo sabe por quê. Não precisamos explicar. E, se precisar, só vamos falar uma coisa: você está precisando urgente sair sozinha com suas amigas!

A psicoterapeuta e mestra em psicologia pela USP, Monica Pessanha, mãe de Melissa, esclareceu a importância desse momento com as amigas. “Pensando em como essas relações de amizade são importante para o bem estar emocional, há nesses encontros a possibilidades da conversar, que faz com que as mães falem em voz alta sobre o que está acontecendo na sua cabeça. Isso ajuda a esclarecer as coisas que a preocupam, e os amigos tendem a mostrar as situações através de outra perspectiva, com uma forma diferente de ver as dificuldades”, diz. Ela ainda completa que o grande benefício desses encontros é esvaziar a mente e liberar as tensões reprimidas. “A oportunidade de um ‘vale night’ pode ser um momentinho para falar de sexo, de roupas, viagens e de fraldas, mas não só sobre os cuidados com os filhos, mas sobre as fofocas comuns a vida”

Segundo Monica, a maioria das mães não se permitem existir individualmente, por acreditarem que estão falhando. “Posso garantir que viver momentos de prazer longe dos filhos só trará equilíbrio a rotina materna e calmaria a mãe”, conta a psicoterapeuta. Ela também alerta sobre os perigos de não se ter momentos de diversão, mesmo com a vida corrida de trabalho e família: “Os problemas mais comuns entre adultos são: estresse, dificuldades de concentração, falta de vínculos afetivos social, falta de energia e desanimo”

Por isso é muito importante ter um momento só seu, mesmo que seja apenas um jantar com amigas, uma pequena viagem no fim de semana ou até ir ao cinema.

Leia mais:

Mãe também é gente! 5 sinais de que sua autoestima não vai bem

Mãe também é gente: Brasileiras cuidam da aparência só 15 dias por ano

Mãe também é gente: Pode e deve pedir ajuda

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não