Médicos confirmam 4º caso de cura do vírus HIV no mundo

O homem curado vivia com o vírus desde a década de 80

Resumo da Notícia

  • Um homem foi curado do vírus do HIV após viver com o vírus desde a década de 1980
  • Os médicos do paciente de 66 anos confirmaram a cura dele, sendo a quarta pessoa no mundo curada
  • O paciente de 66 anos de idade parou de tomar os medicamentos para o HIV
   

Um homem foi curado do vírus do HIV após viver com o vírus desde a década de 1980. Segundo a BBC News, os médicos do paciente de 66 anos confirmaram a cura dele, sendo a quarta pessoa no mundo curada.

-Publicidade-

O paciente conseguiu, aos 66 anos de idade, para de tomar os medicamentos para o HIV. A cura aconteceu depois que ele recebeu um transplante de medula óssea, para tratar leucemia que desenvolveu aos 63 anos, e o doador era naturalmente resistente ao vírus. Ele se diz muito grato e feliz do vírus não estar mais em seu corpo. “Mais que grato”, afirmou o paciente curado.

Já são 300 casos pelo mundo
A cura aconteceu depois que ele recebeu um transplante de medula óssea. (Foto: Freepik)

O homem ficou conhecido como Paciente City of Hope, em homenagem ao hospital no qual ele foi tratado e curado, na Califórnia, nos Estados Unidos. Ele perdeu diversos amigos para o vírus, na época em que os remédios antirretrovirais ainda não existiam. Vale lembrar que o HIV ataca o sistema imunológico do corpo, podendo levar à AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), que dificulta a capacidade do corpo de se defender contra doenças e infecções. “Quando fui diagnosticado com HIV em 1988, como muitos outros, pensei que era uma sentença de morte. Nunca pensei que viveria para ver o dia em que não tivesse mais HIV”, explicou o paciente.

Quando ele teve o diagnóstico da leucemia, os médicos decidiram que ele precisaria de transplante para que sua medula óssea fosse substituída. O doador, por coincidência, tinha mutações na proteína CCR5, que a porta de entrada do HIV nos glóbulos brancos, impedindo a entrada do vírus. Depois do transplante, os médicos acompanharam o paciente e notaram que os níveis do vírus no corpo dele estavam diminuindo e tornaram-se imperceptíveis, permanecendo assim há 17 meses.

Jana Dickter, infectologista do hospital City of Hope falou sobre o caso: “Ficamos entusiasmados em informá-lo que seu HIV está em remissão e que ele não precisa mais tomar a terapia antirretroviral que estava usando há mais de 30 anos.”

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa! 

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista agora o POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “O Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto.