Publicado em 14/04/2023, às 14h29 por Redação Pais&Filhos
Na quarta-feira, 12 de abril, um jovem de 15 anos, Lucas Fleck faleceu após inalar o gás de um desodorante no Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu, no Paraná. Ele foi encontrado por um colega de quarto. Ao avistar o amigo desacordado, o estudante tentou técnicas de reanimação cardíaca e chamou um inspetor, que solicitou uma ambulância.
De acordo com o delegado do caso, Rodrigo de Souza da Delegacia do Adolescente da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, a atitude de Lucas não está ligada a nenhum desafio das redes sociais, ele também alega que a prática de inalar o gás era um costume do adolescente, informou a autoridade ao portal “O Presente”.
Outros dois colegas de quarto do jovem admitiram já ter inalado o gás mas que não fizeram isso na noite em que o amigo faleceu. Ele foi encaminhado para o Hospital de Foz do Iguaçu e mesmo com as tentativas do atendimento médico, o adolescente não resistiu. No mesmo colégio, outro jovem faleceu no dia, após sofrer um acidente de carro e não possui relação com o caso.
Em nota o Nucléo Regional de Educação (NRE), se comoveu com o caso e prestou solidariedade aos familiares, amigos e corpo docente da instituição escolar: “Nossos pensamentos estão com a comunidade escolar do Colégio Agrícola, às famílias e aos amigos neste momento de dor.”
O colégio suspendeu as aulas desta quinta-feira: “Neste momento tão difícil sejamos todos fortes, nos acolhendo, nos apoiando e nos amparando”, escreveu a instituição em uma publicação nas redes sociais.
A Polícia Civil abriu também uma investigação sobre uma possível omissão de socorro para acionar a equipe médica no caso.
Mesmo o caso não tendo relação com um antigo desafio das redes sociais, o ocorrido chama a atenção para uma tendência que viralizou na internet anos atrás, que consistia em a pessoa inalar o gás do produto, provocando a morte de algumas crianças e adolescentes.
O caso mais recente ocorreu na Austrália, em que Esra Haynes, de 13 anos faleceu ao tentar inalar o gás do aerossol, ela faleceu no último sábado, dia 8 de abril. Ao jornal australiano Herald Sun, os pais de Esra, Paul e Andrea contaram que a grande causa da vida deles agora passou a ser alertar as pessoas sobre os perigos dos gases dentro de latas aerossol: “Queremos ajudar outras crianças a não cair na tentação de fazer uma coisa boba que pode destruir as vidas deles. Sem dúvidas essa será nossa missão de vida. Não é algo que ela teria feito sozinha se não tivesse visto na internet”, disse o pai da jovem.
No Brasil, o desafio chamou a atenção das autoridades e dos paisem 2018, quando Adrielly Gonçalves, de 7 anos, faleceu em São Bernardo do Campo, em São Paulo, após inalar o gás.
Outro caso que também ganhou muita repercussão aconteceu em 2022, em Belo Horizonte, Minas Gerais, quando um menino de 10 anos também faleceu após praticar o desafio.
De acordo com a psicóloga Betty Monteiro, mãe de Gabriela, Samuel, Tarsila e Francisco, uma criança não deve ter acesso às redes sociais, o que evitaria que desafios como esses se disseminassem. “Paras as crianças, a internet é um mundo muito vasto de coisas novas. Caso elas tenham acesso, deveria ser monitorado a todo o momento pelos pais, para que possam controlar esse conteúdo. É uma idade onde são facilmente influenciados e se impressionam muito fácil”, por isso o cuidado dos pais e o controle sobre o que os filhos olham na internet é fundamental para evitar casos como esses.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil