Família

Motorista de app é banido após expulsar criança autista do carro

Mãe fez um desabafo sobre o que sentiu no momento em que o motorista expulsou a família do carrro - Reprodução/ Instagram/ @blogmaeatipica
Reprodução/ Instagram/ @blogmaeatipica

Publicado em 10/12/2020, às 07h55 por Camila Montino, filha de Erinaide e José


A família que ia da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para a casa, em Cascavel, a cerca de 500 quilômetros de Curitiba (PR). Por volta das 21 horas na última terça-feira, 08 de dezembro, os pais pediram o carro via aplicativo, ingressaram no veículo, rodaram cerca de três quadras até que o motorista pedisse para que eles deixassem o veículo devido ao choro da criança.

Mãe fez um desabafo sobre o que sentiu no momento em que o motorista expulsou a família do carrro (Foto: Reprodução/ Instagram/ @blogmaeatipica)

A mãe do menino, Marcele Cerdeira Vieira, de 36 anos, disse que tentou explicar ao motorista que o menino sofre com autismo, mas não houve diálogo. “Assim como qualquer pessoa, meu filho não estava em um dia bom. Estava agitado e teve uma crise, chorando muito. O motorista foi completamente grosso, falando com rispidez”, conta ao UOL.

Marcele ainda fez um desabafo sobre o que sentiu no momento em que o motorista expulsou a família do carrro.”É uma deficiência invisível. As pessoas julgam pela aparência, com um preconceito escancarado como foi nessa situação. Fiquei arrasada, triste, frustrada. Todo sentimento que uma mãe sentiria se passasse por algo assim com o seu filho”, disse.

Além de denunciar o motorista para o aplicativo, a mãe disse que irá registrar um boletim de ocorrência. “Vou dar continuidade. A minha bandeira é o autismo. Sou eu que sinto na pele o preconceito, de ter uma criança com uma condição especial. Vou fazer a minha parte”, afirmou.

A empresa confirma que baniu o motorista e mobilizou uma equipe para atender Marcele, além de se colocar à disposição para colaborar com as investigações da polícia. Segundo o aplicativo, há investimento contínuo para prevenir essas situações – inclusive uma plataforma de cursos para 100% dos motoristas com foco em diversidade e cidadania. “Temos uma comunicação clara sobre respeito e diversidade, principalmente no trato de quem precisa de assistência especial”, afirmou Pâmela Vaiano, diretora de comunicação da empresa.

“No caso do autismo, ele é invisível, por isso a importância de respeitar todas as pessoas, independentemente de sua condição. Também sou mãe, e os pais não controlam todos os comportamentos das crianças. Nós, como adultos, temos que controlar a situação e manter o melhor respeito possível”, diz Pâmela.

Após o ocorrido, a empresa do applicativo lançou o ‘Guia da Comunidade’, com o objetivo de promover respeito aos 20 milhões de passageiros e motoristas do aplicativo. “O guia vai sensibilizar as pessoas para as diferenças. Independentemente do que é visível, precisamos fomentar o respeito em primeiro lugar”, diz a diretora.


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer