Família

“Ele enfiou pés do bebê de volta”, diz mulher que sofreu violência obstétrica

O médico é acusado por violência obstetrícia - Reprodução/ Cremego
Reprodução/ Cremego

Publicado em 26/08/2022, às 14h28 - Atualizado às 14h48 por Redação Pais&Filhos


Uma enfermeira de 31 anos denunciou uma violência obstétrica por um médico, que ela mesmo sofreu durante o parto no Hospital Municipal de Niquelândia, no norte de Goiás. Além de ter sofrido a violência, ela perdeu o filho, que morreu horas após o parto. O médico Américo Lúcio Neto foi afastado do hospital pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o G1, ela disse: “Nunca me senti tão mal como estou me sentido agora. Alguém tem que parar essa pessoa para outras mães não sofrerem como eu estou sofrendo”.

O advogado da enfermeira disse que o médico atendeu ela de uma forma ríspida e não deixou nem o irmão e nem a irmã acompanharem ela no parto. “Ele chegou dizendo: ‘eu não vou fazer parto de gorda’, ‘gorda não pode engravidar’, ‘essa criança já está é morta’. Quando ele foi auscultar (checar os batimentos) o coração, viu que tinha batimentos”, a defesa dela disse.

A enfermeira falou nas redes sociais que ela estava em trabalho de parto e a perna do bebê estava saindo e então, o obstetra colocou a perna novamente para dentro do útero.

O médico é acusado por violência obstetrícia (Foto: Reprodução/ Cremego)

Já, a defesa do médico disse que não teve problemas no atendimento. “A priori, o que ele nos passou é que ela chegou ao hospital e, por falta de outros profissionais, ela foi transferida para outro hospital. Ele inclusive a acompanhou na ambulância junto com uma enfermeira. Foi outra equipe que fez o parto”.

Nota da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia

Luiza Emylce Pelá Rosado é médica, professora de obstétrica da sociedade. Ela conta que é preciso mais detalhes do ocorrido e o que fez o médico Américo Lúcio a realizar as manobras.

Ela perdeu o filho logo após o parto (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

“O fato de tentar colocar o membro para cima não é o que provoca o óbito da criança. O que pode levar ao óbito é, por exemplo, o cordão umbilical descer, o que pode acontecer nesses casos, e comprimir. Isso exige um parto de urgência, ou cesárea”, falou Marcelo Barbosa Coelho, o advogado da enfermeira.

Afastamento

O médico Américo Lúcio Neto não é profissional do servidor público, porém, tem um contrato com a prefeitura desde 2016 para realizar atendimentos como obstetra e ginecologista. A Secretaria Municipal da Saúde deu uma nota dizendo que sobe sobre o caso e a investigação pelas redes sociais.

O advogado da Secretaria, Diêgo Vilela, deu um depoimento: “Durante o atendimento, o médico constatou que a mãe precisaria de uma UTI e ela foi encaminhada para o hospital de Uruaçu. Esse médico acompanhou a mãe, mas, infelizmente, o bebê não resistiu. Diante da denúncia, nas redes sócias, visando apurar melhor os fatos, o médico foi afastado das suas atividades até que haja a devida apuração sobre eventual culpa ou mal procedimento no exercício da função”.

Por fim, Diêgo disse que após a repercussão do caso da enfermeira, outras denúncias foram feitas contra o mesmo médico e de atendimentos feitos por ele.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista ao POD&tudo com Carol Celico!


Leia também

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas