Publicado em 16/01/2023, às 13h27 - Atualizado em 17/01/2023, às 06h26 por Redação Pais&Filhos
Um casal de influenciadores da Indonésia viralizou após compartilhar um vídeo com uma bebê em um Jet Ski. Acontece que a criança estava sem colete salva-vidas, o que revoltou internautas. A criança e apenas 5 meses aparece no colo do homem, Teuku Ryan, que está dirigindo o jet ski e a mãe, Ria Ricis, está atrás, na garupa, gravando o momento.
No entanto, se engana quem acha que foi um conteúdo somente para o Instagram, afinal, o casal postou o vídeo completo no canal do YouTube da mulher, onde Ricis tem mais de 30 milhões de seguidores. Já, na legenda do Instagram, a mãe escreveu: “Moana (nome da filha) monta no Jet Ski pela primeira vez”.
O que o casal não esperava, era que os vídeos receberam muitos comentários negativos. “Isso é vergonhoso, Ricis”, disse uma internauta. “Aviso!! Não reproduzam essa cena!”, “E se a Moana cai? Ele também não usa protetor de segurança..mas pelo bem do conteúdo parece que a filha está disposta a ser a vítima”, falaram outros internautas.
O que foi informado para o site Cocos Kacarta (um veículo local), a mãe, Ricis, falou sobre a repercussão. Ela disse que a atitude dela e do companheiro não foi correta e que agradeceu todos aqueles que se preocuparam com a segurança de Moana. Ricis também disse para que outras pessoas não imitem a atitude que ela teve em relação a filha.
No Brasil, os afogamentos são a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos*. E a grande maioria deles acontece quando ignoramos os riscos e não respeitamos os limites. Como as crianças não têm maturidade e nem noção do que pode ser perigoso ou não, cabe aos pais e responsáveis orientar e supervisionar o tempo todo. Especialmente porque o afogamento nem sempre acontece só em piscinas ou praias.
As crianças, principalmente as menores, podem se afogar em baldes, bacias e até no vaso sanitário. Quando são pequenas, a cabeça e os membros superiores das crianças são mais pesados que o restante do corpo. Fica fácil perder o equilíbrio, cair e depois não saber como levantar. Por isso mesmo, todo cuidado é pouco.
“Cuidar não é só ficar olhando. É muito mais do que isso. Para tomar conta mesmo, é preciso abrir mão da diversão, do celular… Porque, depois que o acidente acontece, não tem mais volta”, alerta o pediatra Marco Antônio Chaves Gama, pai de Bruno e Gabriela e presidente do Departamento de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Antes de tudo, é importante lembrar que as crianças não têm maturidade e nem experiência para sair de uma situação de emergência. Por isso mesmo, são os adultos que devem assumir a linha frente e prestar o socorro.
Se seu filho cair na água e se afogar, é preciso ter calma. O primeiro passo é retirá-lo da água e desobstruir as vias respiratórias, colocando a cabeça um pouco para trás. Não dá para perder tempo. Logo em seguida, ligue para o serviço de emergência. Tenha o número do SAMU (192) e do Corpo de Bombeiros (193) sempre à mão e salvo nos contatos do celular. Ele pode ser útil quando você menos imaginar. “O importante é ligar para os bombeiros ou para a emergência imediatamente. Eles sabem como orientar e vão dando o passo a passo do que você deve fazer”, explica Marco Antônio.
Confira a matéria completa sobre afogamento infantil clicando aqui.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Luto
Influenciadora digital morre aos 19 anos por conta de transplante no fígado
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Criança
Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”