Família

Palavra Cantada vira desenho e app

Imagem Palavra Cantada vira desenho e app

Publicado em 12/07/2013, às 19h01 por Redação Pais&Filhos


Paulo Tatit e Sandra Peres viraram personagem de desenho animado no DVD Pauleco e Sandreca e app para Smart TV, disponível nos modelos da LG. O DVD tem 10 clipes de animações, cada um com seu próprio desenhista e releituras de clássicos da MPB, como O Leãozinho de Caetano. 

Já dentro do aplicativo para Smart TV, além de um filme, é possível assistir a outros clipes do grupo e acessar algumas cifras das músicas, que podem ser tocadas no violão. O app Brincadeiras Musicais é exclusivo das TVs da marca LG. 

Leia a reportagem sobre a geração touchscreen na Pais & Filhos de julho, já nas bancas

Conhecidos por casar instrumentos tradicionais e o que há de mais moderno em tecnologia, a dupla já está trabalhando num segundo app. “Desde os primeiros CDs, usamos sons sampleados, baterias eletrônicas, sequenciadores, sintetizadores. Sempre fomos muito ligados em recursos tecnológicos”, diz Tatit.

Com o app do show Brincadeiras Musicais, é possível interagir com as músicas, seja com o corpo, gestos ou com instrumentos musicais. Para isso, os músicos formataram um roteiro em que as brincadeiras pudessem ser entendidas pelas crianças durante a apresentação. Na seleção das músicas entram grandes sucessos da dupla e também canções inéditas. Já o filme, que faz parte do aplicativo,  primeiro infantil filmado em 3D no Brasil, contém o repertório do show Brincadeiras Musicais, gravado em estúdio especialmente para ser visto no cinema e em blu-ray.

Leia a entrevista com Paulo Tatit e Sandra Peres:

Qual a diferença de produzir conteúdos para diferentes plataformas? O que há de específico nesse casamento de música e app para TV que é diferente do CD, do DVD etc?

Paulo Tatit: acho que não há diferença nenhuma na produção do conteúdo. É apenas mais uma forma de ouvir música mais acessível à criança de hoje.
Sandra Peres: o compromisso e a qualidade se mantêm idênticos, apenas a possibilidade de exposição e propagação são mais amplas.

Qual o primeiro ponto de contato das crianças hoje com o trabalho de vocês?  A escola, o CD, DVD? Pode vir a se tornar a TV?

Paulo Tatit: Tem várias maneiras de primeiro encontro. Para as crianças da rede pública, sem dúvida, é a escola. Quando tem programas nossos ou clipes passando em qualquer canal de TV, sem dúvida que esse passa a ser o principal meio entre a criança e nossas canções.

Sandra Peres: Depende um pouco. Muitas prefeituras no Brasil, entre elas de cidades dde São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro, já adquiriram nossa coleção de livros Brincadeiras e Brincadeirinhas Musicais.

Depois desse primeiro APP, existem planos para novos aplicativos?

Paulo Tatit: Sim, temos planos para outros aplicativos que já estão sendo produzidos.
Sandra Peres: Já estamos desenvolvendo um segundo título 

O Palavra Cantada é identificado com música de qualidade para criança. Existe preconceito de alguns setores contra a aproximação com a tecnologia? Vocês já ouviram alguma crítica? Como respondem a elas?

Paulo Tatit: Nunca nos criticaram porque usamos de tecnologia. Desde os primeiros CDs, o Canções de Ninar (1994), o Canções de Brincar (1995), o Cantigas de Roda (1996), usamos sons sampleados, baterias eletrônicas, sequenciadores, sintetizadores, etc. numa época em que esses recursos eram muito pouco usados. Sempre fomos muito ligados em recursos tecnológicos que facilitam e viabilizam nosso processo de criação e de produção. Não há críticas sobre isso, pois esses recursos nem são percebidos pelo público e crítica.

Sandra Peres: A tecnologia sempre ajuda muito, ela é um meio de democratizar a música, ela inclusive ajuda na escolha da compra de nossos títulos.

Smart TV Cinema 3D

Com conteúdo 3D, Netflix e Skype, gravação de programas, games infantis e app exclusivo da Palavra Cantada. Controle remoto sensível ao movimento.

LG, R$ 10.999 (6 polegadas)

lge.com/BR

DVD

Pauleco e Sandreca

O projeto apresenta a inédita Músicos e Dançarinos, além de outras já famosas como o Rato, que agora ganhou uma nova versão com participações muito especiais: Maria Gadú é a Lua, Ana Cañas é a Nuvem, Wanderléa é a Brisa e Zélia Duncan é a Parede. E, é claro, Paulo e Sandra, são o Rato e a Rata.

R$ 29,90, www.palavracantada.com.br/


Palavras-chave
Tecnologia

Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"