Menino brasileiro de 8 anos é um dos mais inteligentes do mundo

O menino é fã de Beatles, sabe tocar 7 instrumentos diferentes e cantar mais de 100 músicas

Resumo da Notícia

  • Gustavo Saldanha é considerado um gênio mundial
  • Ele sabe tocar 7 instrumentos diferentes
  • Gustavo também sabe cantar mais de 100 músicas

Gustavo Saldanha, 8, é considerado um dos mais inteligentes do mundo. O paulistano entrou para o MENSA, o chamado clube dos gênios, com os maiores QIs. Ele tem 140 de quoeficiente de inteligência, ainda mais alto que outra brasileira integrante do Clube, Laura Büchele de 9 anos, que tem 139.

-Publicidade-

Desde pequeno Gustavo se destacava das outras crianças: “Ele não se distraia fácil, não tinha os mesmos interesses dos outros bebês”, lembra a doutora em Ciências da Saúde, Luciane Saldanha, mãe de Gustavo. Assim que aprendeu a falar o menino começou a se apaixonar por músicas. 

“Não se pode fixar em números, pois há diferentes testes com diferentes números, mas ambos fizeram o mesmo teste e possuem 99 de percentil, melhor maneira de avaliar o QI. Tem pessoas cujo teste dá 180 com 99 de percentil. Depende também do desvio padrão a ser calculado. Para passar para Mensa, tem que tirar acima de 98 de percentil.” disse o doutor em neurociências e especialista em estudos de inteligência.

Gustavo tem vários diplomas
Gustavo tem vários diplomas (Foto: Reprodução/Só Notícia Boa)

Quando tinha 5 anos Gustavo participou de uma apresentação de Dia das Mães, ele descobriu as músicas da banda “Os Beatles”. No mesmo ano, o pequeno artista começou a se apresentar ao lado de Marco Mallagoli, presidente do Fã Clube Revolution em São Paulo e, em pouco tempo, o repertório do garoto já englobava mais de 50 sucessos dos Beatles.

A lista de habilidades da criança só cresceu ao longo dos anos. Atualmente ele é capaz de tocar: guitarra, baixo, violão, ukulele, bateria, teclado e outros instrumentos, além de cantar e já ter 4 músicas autorais. Graças à essa paixão, aos 6 anos Gustavo gravou o primeiro álbum, com 14 sucessos da banda, atualmente disponível em streamings.

Além da paixão pela música Gustavo também sabe mexer com tecnologia, consegue instalar sistemas operacionais, transformar a aparência do Windows em Apple e utilizar o complexo sistema dos músicos profissionais, Logic Pro, que foi ensinado a ele pelo maestro Anselmo Ubiratan, renomado musicista, especialmente no meio Beatles.

“Gustavo é intenso, 1 ano com ele parecem 10, de tantas realizações que acontecem. E ele tem consciência da sua capacidade”, contam os pais do menino. Os orientadores de Gustavo já estão cuidando para que as habilidades do menino sejam direcionadas e aproveitadas.

“Estou vinculando-o ao especialista em tecnologia, o italiano Mirko Lamberti, também membro da Mensa e orientador da Logos University International. A inteligência tem precursor genético e o fenótipo resulta num desenvolvimento que sugere pistas que podem ser passadas para a próxima geração. Por isso a importância do nível educacional, da leitura, da aprendizagem para desenvolver uma população”, disse o neurocientista.