SP anuncia retomada de eventos com 100% de capacidade: veja o que muda na prática

O governo de São Paulo fez o anúncio com base na marca de mais de 70 milhões de doses da vacina contra a covid-19. O estado seguia em quarentena desde o dia 24 de março de 2020 – com flexibilizações

Resumo da Notícia

  • A partir desta segunda-feira (1), estádios, baladas e shows em pé estão liberados com 100% de sua capacidade de público
  • O anúncio foi feito com base nas mais de 70 milhões de doses da vacina contra a covid-19 aplicadas
  • O comprovante de vacina e o uso de máscaras seguem obrigatórios

A partir desta segunda-feira, 1 de novembro, público em estádios, baladas e shows em pé pode atingir 100% de sua capacidade no estado de São Paulo. O anúncio foi feito pelo governo com base nas mais de 70 milhões de vacinas contra a covid-19 já aplicadas.

-Publicidade-

O comprovante de vacina, uso de máscaras ainda segue obrigatório para a entrada nestes locais e demais protocolos de higiene seguem obrigatórios nestes locais. O estado seguia em quarentena – mediante a flexibilizações neste período – desde o dia 24 de março de 2020. Cada município poderá estabelecer as próprias regras, porém, para seguir ou não as indicações do estado.

Ao menos 87,63% de adultos brasileiros já foram vacinados com as duas doses da vacina contra a covid-19. A autorização do retorno destas atividades é a última etapa da retomada gradual dos eventos culturais em São Paulo – que começou no dia 17 de agosto de 2021.

Já foram mais de 70 milhões de doses aplicadas
Já foram mais de 70 milhões de doses aplicadas (Foto: Getty Images)

Em nota oficial, a Secretaria da Saúde justificou a escolha deste momento para a retomada completa de atividades culturais no estado. Confira abaixo.

“A Secretaria de Estado da Saúde informa que os índices da pandemia em SP seguem em queda, fruto das quase 72 milhões de doses de vacina aplicadas. 100% da população adulta já tomou pelo menos uma dose e 87,6% tem a imunização completa.

Mediante dos dados, está autorizada a partir de amanhã (1), 100% de ocupação em shows, espetáculos, atividades de entretenimento e modalidades esportivas. O uso de máscaras segue obrigatório e continuam recomendadas medidas de higiene, como uso de álcool, por exemplo. Para entrada e participação nestes eventos, os estabelecimentos e organizadores deverão exigir um comprovante com esquema vacinal completo, ou seja, duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou dose única da Janssen. Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá apresentar um comprovante com a primeira dose e um teste negativo para Covid-19.

O Comitê Científico de São Paulo continua monitorando a pandemia no estado e a pasta estadual ressalta que todas as medidas tomadas levam em consideração critérios técnico-científicos para a proteção da população. Importante ressaltar também que a continuidade da imunização, como a segunda dose da vacina são fundamentais para que as medidas de flexibilização continuem sendo adotadas de maneira segura”.