Uau! Pesquisadores encontram sítio arqueológico de 3.500 anos

Mais de três mil objetos, além de pinturas rupestres, foram descobertos em Goiás

Resumo da Notícia

  • Uau! Pesquisadores encontram sítio arqueológico de 3.500 anos;
  • Ferramentas de uso comum, artes rupestres e instrumentos de força estão entre os objetos encontrados;
  • O sítio foi nomeado como "Toca da Anta"

Um sítio arqueológico, nomeado de “Toca da Anta”, foi encontrado em Montes Claros, interior de Goiás. Os pesquisadores dataram o local com 3.500 anos e já foi cadastrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

-Publicidade-

Na região, milhares de vestígios de presença humana, como ferramentas de corte e raspadores de pedra foram encontrados, além de pinturas rupestres, restos ósseos e porções de carvão.

Ao todo, 3.229 objetos de pedra e cerâmica foram identificados  e encaminhados para a reserva técnica do Museu Histórico de Jataí (GO).

Escavações em sítio arqueológico chegaram a 2,5 m de profundidade
Escavações em sítio arqueológico chegaram a 2,5 m de profundidade (Foto: Divulgação/Sapiens Arqueologia)

Danilo Curado, arqueólogo do Iphan-GO, disse a CNN Brasil que os pesquisadores envolvidos na descoberta acreditam que a região foi povoada por dois grupos: o primeiro, por agricultores-ceramistas, e o segundo grupo de moradores teria sido de caçadores-coletores.

“O acervo arqueológico gerado na pesquisa demonstra o longo período de habitação da área e as boas condições que o local fornecia ao longo de milênios. Os fragmentos de carvão, por exemplo, podem ter sido resultado de fogueiras feitas pelo homem”, conta Danilo.