YouTube Vanced: o que é o aplicativo marcado como ‘nocivo’ pelo Google

O aplicativo já tinha sido banido da Play Store, mas alguns usuários de Android antigos ainda tem acesso a ele

Resumo da Notícia

  • YouTube Vanced é marcado como 'nocivo' pelo Google
  • O aplicativo já tinha sido banido da Play Store, mas alguns usuários de Android antigos ainda tem acesso a ele
  • Veja o que ele é e porque está se transformando em um alerta

Você já ouviu falar do Youtube Vanced? O gerenciador de vídeos alternativo já foi banido da Play Store no dia 13 de março, mas ainda está disponível para alguns modelos de Android mais antigos. Para alertar os usuários que ainda podem baixar o app ou ainda o têm no celular, o Google decidiu, recentemente marcá-lo como “nocivo” e “perigoso”. Além disso, os recursos de segurança da Play Store está pedindo para que os usuários desinstalem o aplicativo.

-Publicidade-

Mas, afinal, o que o Youtube Vanced faz de tão grave para ser banido e ainda marcado como nocivo pelo Google? A plataforma nunca foi oficial do Youtube, mas deixava que os usuários assistissem vídeos do app original. Além de apenas ver os vídeos que estão no Youtube, nessa versão “fake”, as pessoas também podiam usar algumas funções extras gratuitas, como eliminação de anúncios, modo picture-in-picture (PiP) e, mais recentemente, a visualização do contador de dislikes.

YouTube Vanced: o que é o aplicativo marcado como 'nocivo' pelo Google
YouTube Vanced: o que é o aplicativo marcado como ‘nocivo’ pelo Google (Foto: Getty Images)

Google Play Protect

O Google Play Protect é uma proteção feita pela empresa para aparelhos Android. A ideia é que ele funcione como uma espécie de antivírus para aplicativos do tipo “sideloaded”, aqueles carregados fora da loja. Com isso, como explicado pelo jornal especializado TechTudo, o programa protege os usuários de comportamentos maliciosos, mas também protege o poder discricionário do Google.

Os motivos pelos quais o Google Play Protect marcou o Youtube Vanced como “nocivo” ainda não são completamente claros. Apesar disso, é entendível que uma das possibilidades é o fato do aplicativo pirata oferece recursos que o próprio YouTube não tinha, além de dar possibilidades do YouTube Premium sem cobrar nada por isso. Então, já sabe, se tem esse App aí no seu celular, fique de olho! O recomendado é desinstalar!