Publicado em 21/08/2015, às 14h41 - Atualizado às 16h24 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice
Recentemente, a cantora Sandy revelou que durante sua gravidez ela teve um afundamento do abdômen provocado pelo estiramento dos músculos, a diástase. Esse tipo de caso atinge aproximadamente 37% das mulheres e pode acontecer tanto por causa de uma cirurgia quanto por causa da gravidez. Imagine uma linha vertical que começa logo abaixo dos seios e vai até o púbis. É em toda essa região que ocorre o afastamento dos músculos.
“Qualquer mulher pode desenvolver esse problema, mas é mais frequente em mulheres obesas e grávidas. No caso das grávidas, esse quadro vai depender do ganho de peso que a mulher teve durante o período de gestação”, explica Sandro Lemos, cirurgião plástico pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Alguns indícios mostram que as mulheres sedentárias acabam sofrendo disso também, já que a musculatura fica mais frouxa e o abdômen mais flácido. “No entanto, estudos científicos não conseguiram comprovar que a prática de exercícios físicos antes e após a gravidez possa retroceder ou impedir a diástase”, afirma o especialista.
Por que a diástase acontece?
A diástase é um quadro de resposta ao crescimento lento e progressivo do bebê no útero da mãe. É considerada comum, principalmente no final da gravidez. Muitas mulheres procuram até cirurgias, como abdominoplastia ou miniabdominoplastia. Se o caso for muito grave, exercícios mais específicos podem minimizar a aparência. Se você optar pela cirurgia plástica, só pode fazê-la quando não quiser mais engravidar.
Os recém-nascidos também podem passar por casos de diástase, principalmente os prematuros, porque os músculos ainda não estão bem desenvolvidos. “Isso é corrigido pelo próprio corpo ao envelhecer, não causa quaisquer danos ao bebê e não necessita de tratamento cirúrgico”, conta Sandro Lemos.
Saiba como prevenir
Controle de peso é a primeira coisa que pode evitar esse problema, principalmente durante a gestação. Lembre-se de que essa história de que você está comendo por dois é puro mito, alimentação balanceada é necessária! Mas não precisa ficar tão preocupada, porque a diástase não causa danos à saúde, é um problema estético que pode ser resolvido, se você quiser.
Se você já planeja ter filhos, tente fazer exercícios que fortaleçam a musculatura do abdômen, como abdominais. Se você já está grávida, procure seu médico para saber que tipo de fisioterapia você pode fazer, sempre com acompanhamento profissional.
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”
Criança
Mãe fica envergonhada após ler mensagens que filho de 7 anos escreveu nos cartões de Natal
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais